A tecnologia como aliada em tempos de isolamento social

Tempo de leitura: 2 minutos

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Neste momento de isolamento social, a necessidade de estudar, trabalhar e fazer as mais diversas atividades via meio digital se faz essencial. A tecnologia está na linha de frente e é a principal aliada em um cenário de mudanças.

Para quem é empresário, por exemplo, os recursos virtuais são fundamentais para dar andamento a contratos, iniciar novos negócios e tratar assuntos sem precisar sair de casa. Um exemplo disso é o Certificado Digital. A doutora em Ciência da Computação e professora dos cursos de informática do Senac Tech, Daniela Amaral, fala sobre a ferramenta: “Ela foi criada para agilizar processos, dar maior segurança e reduzir custos”.

Conhecido como “RG virtual”, ele identifica pessoas e empresas no meio eletrônico, pode ser usado para assinar documentos e contratos e ajuda na redução de gastos, pois tudo é feito pela internet. Daniela dá algumas dicas para quem quer aderir à funcionalidade:

– Primeiramente, deve-se definir qual o tipo de Certificado Digital que suprirá as necessidades do seu portador;
– Após, selecione uma empresa com credibilidade no mercado. Uma empresa de confiança garante a legitimidade do processo. Tais entidades asseguram a emissão dos dados de modo correto, sigiloso e autêntico. Uma escolha certeira é por Autoridades Certificadoras, como as empresas credenciadas pela ICP-Brasil (órgão que define as regras de certificação do país);
– Crie uma senha forte ou mais difícil de ser identificada por ataques cibernéticos, fraudes e crimes virtuais;
– Cuide o prazo de renovação do Certificado Digital. Tenha atenção à validade e faça a sua renovação antes do prazo de vigência findar.

As utilizações de um Certificado Digital são bem amplas e o seu uso traz diversos benefícios, como:

– Agilizar processos;

– Segurança nas transações;

– Redução de custos;

– Praticidade;

– Menos burocracia.

Para fazer o Certificado, basta entrar em contato com uma empresa certificadora, pagar uma taxa que varia conforme a necessidade da pessoa/empresa e em menos de 24 horas o documento digital já pode começar a ser utilizado.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!