Aluno de Gastronomia do Senac-RS em preparação para torneio nacional

Tempo de leitura: 4 minutos

Há 4 anos, Thiago Padilha ouviu falar das Competições Senac de Educação Profissional pela primeira vez. O aluno, à época com 17 anos, estava nas suas primeiras semanas do curso de Cozinheiro do Senac Pelotas, quando o professor falou da possibilidade do projeto que possibilitaria, ao recém-chegado, competir com jovens cozinheiros de outras cidades, estados e até de outros países.

Tudo isso porque as Competições Senac são divididas em etapas: escolar, regional, nacional, sendo cada uma delas eliminatória. Thiago, que atualmente treina para representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições, já venceu a seletiva escolar, no Senac Pelotas, e a disputa regional, na qual encarou alunos de todo o RS. Se vencer a etapa nacional, programada para acontecer em outubro deste ano, ele representará o Brasil na WorldSkills Shanghai, na China, em 2022. O evento é o maior torneio de habilidades vocacionais do mundo sendo realizado a cada dois anos, em um país diferente. 

Logo que ficou sabendo da possibilidade, não houve dúvidas: Thiago decidiu encarar o desafio. “O professor Bryan me apresentou as Competições e eu fiquei fascinado quando vi a proporção do projeto”, conta o aluno, que, no mesmo ano em que ingressou no curso, já disputou a etapa escolar e a sua primeira regional. 

Trajetória até a nacional

O caminho de Thiago até tornar-se o competidor gaúcho na ocupação Cozinha foi de muito desenvolvimento. Ele buscou a vaga na nacional, pela primeira vez, na etapa regional realizada em 2017, mas, na ocasião, subiu ao pódio em 3° lugar. Como só os 1° e 2° colocados disputam as provas de desempate para selecionar um representante do Estado, Thiago, então, ficou de fora.

“Segui no Senac, inclusive auxiliando o professor Bryan para aprender novas técnicas”, conta ele. Foi então, em 2019, que o aluno de Cozinha voltou a disputar a etapa regional. Na ocasião, Thiago subiu ao pódio em 2° lugar, o que lhe garantiu o direito de disputar as provas de desempate com o 1° colocado (Guilherme da Rocha Muller – aluno do Senac Caxias do Sul). Em agosto de 2020, Thiago superou os resultados e garantiu a única vaga na nacional, vencendo o desempate realizado com o aluno do Senac Caxias do Sul. 

Para “chegar aqui”, como ele diz, ele dedicou praticamente suas manhãs, tardes e, muitas vezes, noites para sair vencedor da prova de desempate. Mesmo com a pandemia, os treinos seguiram remotamente, com as práticas enviadas e monitoradas on-line pela equipe de profissionais que treina os competidores. “Foi bem puxado, não perdeu nada para o treino presencial. Agora é focar na etapa nacional, continuar dando meu melhor como fiz até agora para conquistar meu novo objetivo. Estou muito confiante. Nossa equipe é muito boa, de primeira, muito experiente”, conta o jovem que acredita que a experiência já trouxe saldo positivo para sua vida profissional e pessoal.

Treinador da ocupação Cozinha do RS Gilles Saraiva com o competidor Thiago Padilha.
Treinador da ocupação Cozinha do RS Gilles Saraiva com o competidor Thiago Padilha.

Senac-RS tem tradição na ocupação Cozinha

O Senac do Rio Grande do Sul esteve sempre no pódio da etapa nacional das competições com alunos do curso de Cozinheiro, desde a primeira edição da disputa, em 2008. O Estado também é o único a ter uma medalha da ocupação na WorldSkills: foi em 2015 que o então aluno Ricardo Dornelles, da Faculdade Senac POA, conquistou a medalha de Bronze em Cozinha, ficando à frente de 40 países

Como funcionam as provas da ocupação Cozinha

Na ocupação Cozinha, os alunos são submetidos a provas em que precisam preparar entrada, prato principal e sobremesa, em um tempo estipulado, seguindo os padrões internacionais de Gastronomia. Em algumas provas, os alunos são informados previamente sobre os elementos disponíveis, enquanto em outras há ingredientes surpresa. 

Durante todo o processo de preparo, os competidores são avaliados por um grupo de experts, que analisam as técnicas utilizadas, organização entre outros fatores do preparo. Os pratos, depois de finalizados, também são submetidos ao grupo de experts que avaliam questões como criatividade, textura, sabor, apresentação, entre outros.

Infográfico passo a passo competições Senac e WorldSkills

 

Competições Senac de Educação Profissional: alunos em destaque no cenário nacional e internacional

Atualmente, o Senac-RS prepara seus alunos para a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, que está prevista para acontecer em outubro deste ano! São eles:

Amanda Ribeiro, ocupação Estética e Bem-Estar;

Chrystian Paiva, ocupação Serviços de Restaurante;

Fernando Belle Casagrande, ocupação Cabeleireiro;

Larissa Vitória Apollo, ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social;

Thaís Rozales Ribeiro, ocupação Recepção de Hotel; e

Thiago Padilha, ocupação Cozinha.

Se vencerem a nacional, os alunos disputarão a WorldSkills Shanghai 2022. O torneio mundial reúne cerca de 1,2 mil competidores do mundo todo, em mais de 50 ocupações.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!