Songs in English: aprenda inglês com música

Tempo de leitura: 3 minutos

Sim, é possível aprender inglês com música! Aliás, essa é uma forma super divertida e eficiente de estudar um segundo idioma. Há quem prefira traduzir a letra da música preferida e tem aqueles que se arriscam a cantar em outro idioma. No próprio Spotify, quando acessado por tablet ou celular, é possível acompanhar as letras das músicas no estilo “karaokê”.  

E os benefícios de se estudar o inglês por meio da música são vários:

  • Você aprende gírias e expressões do dia a dia utilizadas pelos nativos;
  • Aprende a pronúncia correta das palavras;
  • Memoriza com mais facilidade os termos de músicas que você adora;
  • Se diverte enquanto constrói o conhecimento.

E se você não vê a hora de aprender inglês com os seus sons preferidos, o docente do curso de Idiomas, do Senac Uruguaiana, José Masamichi Cooper Inoue separou algumas dicas essenciais que vão te ajudar a estudar o inglês ouvindo e aprendendo através da música. Veja abaixo:

(1) Leia a letra da música em inglês: depois de ouvir a música, leia a letra completa em inglês e familiarize-se com as palavras. Você vai observar que muitas delas se repetem em determinados trechos.   

(2) Traduza as músicas: ao ler, identifique os termos que você não conhece e anote as palavras novas.   

(3) Ouça acompanhando a letra: essa dica é importante para você treinar a pronúncia. Ouvir e ler ao mesmo tempo ajuda a relacionar a palavra escrita com os sons dela. 

(4) Cante a música: isso dará mais confiança e naturalidade na hora de você se expressar verbalmente.  

O professor de inglês também separou vários sites gratuitos para aprender Inglês com música:   

Lyrics Gaps

Há músicas em inglês classificadas por níveis de dificuldade (easy, medium, hard). Enquanto você ouve a música, aparece a letra da música com algumas lacunas em branco para que você preencha com as palavras que faltam. Ao final, você poderá ver seus erros e acertos. 

Lyrics Training

É uma maneira fácil e divertida de aprender e melhorar suas habilidades em línguas estrangeiras, por meio de vídeos musicais e letras de suas canções favoritas. O LyricsTraining ajuda você a aprender novo vocabulário e expressões, e reforça os conceitos gramaticais através do exercício contínuo de escrever as palavras que faltam.

Sounter

A plataforma propõe utilizar suas músicas favoritas e criar um curso para cada uma delas. Você aprenderá a pronúncia das palavras e o novo vocabulário. 

Genius

O diferencial da plataforma é que ela disponibiliza  anotações e interpretações de letras de músicas escritas pelos próprios usuários, ao longo da letra da música. 

ESOL Courses – Learn English with Songs Online

Dica da docente de Idiomas, do Senac Novo Hamburgo, Mariana Cassel Meurer. O site que combina música e o aprendizado da língua inglesa  disponibiliza, gratuitamente, diversas atividades, divididas em níveis de dificuldade, baseadas em canções, como Happy (Pharrell Williams), Here Comes the Sun e Penny Lane (The Beatles), entre outras músicas populares.  

Agora confira 10 sugestões de músicas para começar a treinar. Ah, mas lembre-se, estas são canções recomendadas que podem facilitar o aprendizado. Mas escolher ouvir aquilo que realmente se gosta é também fundamental para melhorar os estudos.  

  1. Upside Down – Jack Johnson   
  2. The Scientist – Coldplay   
  3. I Won’t Give Up – Jason Mraz   
  4. Yellow – Coldplay   
  5. Say You Won’t Let Go – James Arthur   
  6. Every Breath You Take – The Police   
  7. Can’t Remember To Forget You – Shakira (feat. Rihanna)   
  8. I’m With You – Avril Lavigne   
  9. Just the way you are – Billy Joel  
  10. Happy – Pharrell Williams 

E tem mais, aprender um novo idioma deve estar incluso nas metas de qualquer profissional ou estudante que deseja alcançar voos mais altos. Afinal, saber falar outra língua é um diferencial na vida acadêmica e no mercado de trabalho.  

E aí, curtiu? Para mais conteúdos e informações sobre esta e outras áreas, continue acompanhando o blog do Senac-RS.  

Até a próxima! 

Veja também:

Parece, mas não é: veja palavras em inglês parecidas com termos em português

Como aprender um pouco de inglês todos os dias?

Pensando em fazer um teste de proficiência em inglês? Veja por onde começar

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!