Por que contratar um aprendiz na área de TI para finanças?

Tempo de leitura: 3 minutos

O relatório anual da CompTIA (Computing Technology Industry Association), apresentado em novembro de 2020, aponta que a indústria mundial de TI está otimista e as perspectivas para 2021 são de crescimento de receita em média de 37%, além dos resultados dos últimos dois anos. 


Com o crescimento da área e a constante busca por profissionais qualificados, aprimorar conhecimentos é essencial para suprir as vagas de trabalho ofertadas no setor. Pensando nisso, o Senac oferece, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Mundial, um novo curso gratuito de Aprendizagem Profissional, para jovens interessados em trabalhar no setor de TI do mercado financeiro. A iniciativa se chama Programe seu Futuro


Programe seu Futuro: formação profissional de graça para o jovem 

Voltado para a população de baixa renda na faixa dos 14 aos 24 anos de idade, o programa formará aprendizes nas áreas de Programação de Sistemas, Programação Web e Tecnologias de Informação em Finanças. No Rio Grande do Sul, as vagas são para o curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras.  

Mas por que contratar um aprendiz de TI da área de finanças?

De acordo com a docente da área de Tecnologia do Senac Tech, Andressa Dellay Agra, a aprendizagem será baseada em metodologias ativas, utilizando de situações reais para reflexão e busca por soluções por parte do jovem estudante. Além disso, ainda na fase escolar, o aluno desenvolverá um projeto, tendo como premissa os conhecimentos e habilidades apropriadas em seu processo de aprendizagem. 


“Isso fará com que o jovem aprendiz desenvolva habilidades reais, preparando-se para a fase empresarial. Na fase empresarial, colocará em prática, em empresas parceiras, suas habilidades técnicas e competências socioemocionais”, afirma a docente. 

Lidando com as demandas reais do mercado de trabalho


Para a coordenadora de Produto da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Janine Ledur, a formação inicia em um cenário no qual devemos repensar as necessidades de um setor com demandas importantes nesse período de pandemia. “É do DNA do Senac ofertar cursos centrados nas reais demandas do mercado e com foco em formar profissionais que farão a diferença no meio em que estão inseridos. O Programe seu Futuro foi desenvolvido com o propósito de proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades para que tenhamos a inserção desses jovens no mercado de trabalho, também, pautado pelo olhar inclusivo, além de contribuir com a qualificação de profissionais em um setor com demandas crescentes em Tecnologia da Informação.”


Quais os diferenciais da capacitação?


Além da formação técnica, o curso desenvolve valores, atitudes e habilidades socioemocionais essenciais à formação humana e cidadã no mundo do trabalho. A primeira turma inicia este ano, com duração de 800 horas – sendo 400 horas desenvolvidas no Senac e 400 horas dentro da empresa. 


Vantagens para as empresas


Ao participar do programa, a empresa tem acesso a um perfil profissional qualificado cada vez mais demandado pelo mercado e, ao mesmo tempo, cumpre a legislação para contratação de aprendizes.

– Cumprimento da legislação da contratação de aprendizes 

– Investimento no papel social 

– Aumento da produtividade

Vantagens para os jovens


– Primeiro emprego formal 

– Aprendizado de uma profissão 

– Perspectivas de carreira


Como contratar um jovem aprendiz na área?


Empresas interessadas em qualificar e contratar jovens nessa área, podem entrar em contato com o Senac Tech pelo telefone (51) 3288-7750 ou ainda pelo WhatsApp (51) 9930.25607. A escola fica localizada na avenida Venâncio Aires, 93 – Cidade Baixa, Porto Alegre.  Outras informações estão disponíveis https://programeseufuturo.senac.br.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!