Cabeleireiro formado pelo Senac-RS prepara-se para disputa nacional

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes mesmo de acabar o Ensino Médio, Fernando Belle Casagrande já sabia o que queria: ser cabeleireiro. Por isso, com apenas 16 anos, o jovem ingressou no curso de Cabeleireiro do Senac Bento Gonçalves, pensando na sua carreira após o fim do colégio.  O que Fernando não imaginava é que, por meio do curso, ele poderia participar de uma competição que poderia levá-lo até uma disputa internacional. 

Foi após ter concluído o curso que Fernando ficou sabendo do projeto Competições Senac de Educação Profissional. As Competições ocorrem em todas as escolas do Senac-RS e reúnem alunos em seis categorias: Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Cozinha, Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel e Serviços de Restaurante. 

Da etapa escolar até a disputa nacional | ocupação Cabeleireiro

Muito mais do que uma simples disputa, as Competições Senac representam uma longa trajetória de aprendizado com várias etapas. A primeira fase é dentro de cada escola do Senac, sendo que os melhores de cada escola reúnem-se na etapa regional das Competições, realizada a cada dois anos. Na sequência, os vencedores da etapa regional, de cada ocupação, reúnem-se na etapa nacional, e os vencedores das Competições no âmbito nacional representam o Brasil na WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo.

Pelo destaque no âmbito escolar, Fernando representou o Senac Bento Gonçalves a etapa regional das Competições Senac, realizada em 2019. Lá, ele enfrentou outros 10 alunos de outras escolas e conquistou o 2º lugar no pódio. Por regra da disputa, o 1° e o 2° colocado das Competições seguem treinando juntos, até uma prova de desempate para decidir quem representa o Estado na etapa nacional das Competições. Foi então, na prova de desempate, realizada em setembro de 2020, que Fernando ficou à frente da aluna Anna Dumerque, do Senac Centro Histórico (Porto Alegre) e garantiu a única vaga de Cabeleireiro para representar o RS na etapa nacional das Competições.  

Podio da etapa regional Competições Senac de Educação Profissional - Cabeleireiro.
Premiação – etapa regional Competições Senac de Educação Profissional.

Foram diversas situações da profissão de Cabeleireiro simuladas durante o desempate – como provas de penteado e cortes feminino e masculino -, e Fernando destacou-se em todas elas. Após o dia exaustivo de testes, a comissão técnica anunciou, então, o resultado definitivo. O representante de Bento Gonçalves atribui sua vitória muito ao treinamento exaustivo ao lado de suas três mentoras. “Minhas treinadoras, Bruna Rupolo, Vitória Guimarães e Daniela Mello, ex-competidoras que chegaram à Worldskills, tiveram muita importância na minha preparação. Sem o conhecimento delas, não seria possível”, destaca ele.  

Fernando com a diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosangela Jardim, durante a premiação da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional.
Fernando com a diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosangela Jardim.

Preparação para novos desafios

Agora com 21 anos, Fernando prepara-se para a etapa nacional das Competições programada para outubro deste ano. Lá, ele enfrentará alunos de outros estados em provas que simulam situações reais da profissão, com realização de cortes de cabelo masculino e feminino, coloração, procedimentos químicos e penteados dos mais simples aos mais sofisticados. Para vencer os desafios, subir ao pódio e garantir a vaga na WorldSkills, os treinos são diários e acompanhados da treinadora e também ex-competidora do Senac-RS, Bruna Rupolo. Fernando também teve que se mudar de Bento Gonçalves para Porto Alegre – onde fica o centro de treinamento para as competições. “Eu tenho um treino de 8 horas diárias de segunda a sexta-feira em que são praticadas várias técnicas em diversos módulos como um corte até os penteados. Além disso, também faço uma preparação em uma barbearia”, relata ele.  

Fernando com a treinadora da ocupação Cabeleireiro, Bruna Rupolo.
Fernando com a treinadora da ocupação Cabeleireiro, Bruna Rupolo.

Sobre a expectativa para a nacional, o cabeleireiro está otimista e motivado para o desafio: “A expectativa é de dar o meu melhor e poder ganhar para representar o Brasil na China [local onde ocorrerá a próxima WorldSkills]”, destaca ele. 

WorldSkills Shanghai 2022

O Senac do Rio Grande do Sul terá seis alunos disputando a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, programada para acontecer em outubro deste ano. São eles: Amanda Ribeiro, ocupação Estética e Bem-Estar; Chrystian Paiva, ocupação Serviços de Restaurante; Fernando Belle Casagrande, ocupação Cabeleireiro; Larissa Vitória Apollo, ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social; Thaís Rozales Ribeiro, ocupação Recepção de Hotel; e Thiago Padilha, ocupação Cozinha. Se vencerem a etapa nacional, os alunos gaúchos representarão o Brasil na WorldSkills Shanghai, em 2022. 

A WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio. Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel.  

Na última WorldSkills, realizada na Rússia em 2019, foram mais de 30 países na ocupação Cabeleireiro, entre eles Reino Unido, Bélgica, Japão, Coreia, entre outros. O Brasil ficou em 5° lugar na disputa com a atual treinadora das competições Bruna Rupolo e também conquistou medalha de excelência pelo alto desempenho nas provas. Em 2017, a então competidora Vitória Menezes também conquistou medalha de excelência na WorldSkills Abu Dhabi

Conheça os alunos que  representarão o RS na etapa nacional

Veja também:

Na busca pelo pódio em disputa nacional: conheça a história da aluna de Técnico em Enfermagem do Senac-RS

Competições Senac: garçom formado pelo Senac busca espaço em disputa nacional e internacional

Competições Senac: conheça a competidora de Estética do Senac-RS

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!