Com saudades de viajar? Descubra 7 maneiras on-line de conhecer novos lugares

Tempo de leitura: 4 minutos

Malas, café, aeroporto, rodoviária, lanchinhos, frio na barriga e aquela animação por conhecer lugares novos, estas são lembranças que ficaram em março de 2020. Há mais de um ano que o turismo internacional parou, agora apenas algumas viagens são permitidas. Em 2019, antes da pandemia, o setor turístico movimentou R$238,6 bilhões, evidenciando assim, o amor dos brasileiros por viajar.

Apesar de as pessoas estarem evitando se deslocar fisicamente para conhecer novos lugares, não significa que o turismo parou, apenas teve de ser reinventado para o momento atual. É isto que explica a docente do curso de Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre, Sara Bonin: “o turista também se adaptou nesse período e, aproveitando o acesso às variadas tecnologias, está usufruindo de opções virtuais para experiências de viagem”.

Sara trouxe algumas dicas de como “turistar” sem sair de casa, que vão desde sites a livros. Vamos embarcar nesta aventura? Se a resposta for sim, preste atenção:

Site Drive and Listen

Roma, Paris, Rio de Janeiro, Londres, Amsterdam e muitas mais. Neste site você pode andar de carro por diversas cidades famosas ao redor do mundo enquanto escuta rádio. A experiência parece real. Nele você pode escolher em qual das metrópoles irá dirigir e qual estação de rádio escutar, além disso também é possível escolher a velocidade. 

Site: https://driveandlisten.herokuapp.com/

          Andando pelas ruas de Londres pelo Site Drive and Listen

Tour Virtual em Museus

Museu do Louvre

São muitos os museus ao redor do mundo que oferecem tours virtuais totalmente gratuitos. Um deles é o Museu do Louvre, situado em Paris na França, o local ostenta o título de ser o museu mais visitado de todo o mundo. Em 2018, o Louvre recebeu incríveis 10,2 milhões de visitantes. Queridinho entre os turistas, atualmente conta com uma visitação online, ou seja, você pode andar pelos corredores visitando as inúmeras obras de arte sem sair de casa. Incrível não? Confira: https://www.louvre.fr/en/online-tours

Museu do Amanhã 

Uma opção brasileira é o incrível Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro. O tour virtual disponível é da exposição “Pratodomundo – Comida para 10 bilhões”, que é super completo e tem áudios  incluídos. A exposição parte do desafio de como alimentar 10 bilhões de pessoas, o número estimado da população mundial na década de 2050, com diversidade na produção, respeito ao meio ambiente e qualidade nutricional. Também pretende refletir sobre como devemos enfrentar os desafios das mudanças climáticas, a redução da biodiversidade, extremos como a fome e a obesidade e a distribuição desigual dos alimentos.

Confira: https://museudoamanha.org.br/tourvirtualpratodomundo/

Pedro pelo mundo

O programa de TV Pedro Pelo Mundo faz parte da programação do Canal GNT. Nele, o apresentador Pedro Andrade viaja a diversos países apresentando a arquitetura, cultura, culinária e geologia dos lugares. Além disso, ao visitar os principais pontos turísticos, ele conta um pouco da história daquela nação. Interagindo com residentes locais, o programa se desenvolve com muita troca e diversão. Você pode encontrar muitos programas de maneira gratuita no YouTube.

Pedro visitando o Egito. Pirâmides de Gizé (Foto: Gustavo Nasr e Guto Barra) — Foto: Globo

AirPano

Esse site disponibiliza inúmeras opções de fotos e vídeos de destinos super conhecidos e outros mais diferentes e específicos, como por exemplo Antártica. Vale a pena conferir todo o conteúdo disponível. Através dos materiais disponíveis, os viajantes podem imergir de maneira online e contemplar imagens de tirar o fôlego.

O endereço do site é: https://www.airpano.com/

Turismo Virtual no Brasil

Totalmente diferenciada, esta é uma ótima opção para quem quer fazer uma visita com um guia de turismo, mas tudo de maneira online. Pela plataforma, você pode se cadastrar em um dos passeios que custam no mínimo 10 reais e no máximo 50. Depois disso, você irá conhecer o lugar de sua escolha através de um guia de turismo cadastrado no Ministério do Turismo. Além disso, você também pode montar a sua própria programação, combinando tudo com o guia. Esta também é uma maneira de valorizar esses profissionais nesse período.

Gostou? Confira acessando: https://turismovirtualnobrasil.com.br/

Programa Hotéis Incríveis

O programa Hotéis Incríveis mostra diversos hotéis localizados nas mais relevantes capitais do turismo. O programa foi pensado para levar os amantes de viagem para dentro destes espaços sem precisar sair de casa, assim como se encaixa em todos os estilos de viagem. A série está disponível no Globoplay ou no canal Mais Globosat.

Turismo na literatura

Outra maneira de conhecer diversos países durante a pandemia é através dos livros. Alguns exemplares mostram as peculiaridades de cada lugar, lhe apresentando tudo o que você precisa saber. Sendo assim, com algumas palavras e um pouco de imaginação você pode embarcar em uma super viagem para aquele destino que sempre sonhou, e depois da pandemia embarcar definitivamente. Melhor do que conhecer tais locais, é fazer isso junto a um enredo literário. Por isso, a professora Sara Bonin deu três dicas de livros:

  • Dom Casmurro – Machado de Assis (Rio de Janeiro/RJ)
  • O Tempo e o Vento – Érico Veríssimo (RS)
  • Capitães de Areia – Jorge Amado (Salvador/BA)

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!