Competições Senac: conheça a competidora de Estética do Senac-RS

Tempo de leitura: 6 minutos

Com apenas 18 anos, Amanda Ribeiro está vivenciando algo que nunca havia imaginado, até fazer o Curso de Maquiador no Senac Camaquã: a jovem prepara-se para representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. A disputa, programada para acontecer em outubro deste ano, reunirá estudantes do Senac de diversos estados que irão competir em sete ocupações diferentes relacionadas aos cursos da instituição. Amanda será uma das competidoras da área de Estética e Bem-Estar, que reúne alunos dos cursos de Beleza e de Estética de várias escolas do Senac do Brasil.

Tudo começou quando Amanda decidiu fazer a oficina de automaquiagem na escola com 12 anos e, depois, o curso de Maquiador quando tinha 15 anos. “Sempre tive vontade de aprender a me maquiar. Depois do primeiro curso, comecei a gostar muito da área, então esperei ter a idade para realizar o curso profissionalizante e, assim, poder trabalhar como maquiadora. Já conhecia o curso por várias indicações”, relata ela. 

Foi quando cursava o curso profissionalizante de Maquiador que ela ficou sabendo de uma competição para alunos e que ela se enquadrava nos pré-requisitos*. Mas, claro, não se tratava de uma simples olimpíada entre alunos da escola. As Competições Senac de Educação Profissional têm etapas escolares, regionais e uma nacional, sendo que os vencedores da nacional representam o País na WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo. E Amanda foi trilhando seu caminho até chegar à nacional – venceu a etapa escolar no Senac Camaquã em 2018, a etapa regional do Senac-RS em 2019 e, desde então, treina para a nacional. 

Amanda com a diretora do Senac Camaquã Denise Sefrin. Na ocasião, havia vencido as provas de desempate das Competições.

“A competição é algo muito maior do que imaginava. Sabia que ia aprender muito, mas não fazia ideia que ia me apaixonar por essa área e o quanto eu ia crescer tendo essa oportunidade. Não tinha noção do tamanho do investimento em jovens que o Senac faz economicamente, profissionalmente e socialmente”, destaca Amanda.

Mudança de rotina e muito treino

Depois que foi selecionada para representar o Estado na etapa nacional, Amanda mudou-se de Camaquã para Canoas, local onde ocorre o treinamento da área de Estética para as Competições. “Foram muitas mudanças de rotina. Precisei aprender a ser independente e fui emancipada para morar sozinha em um hotel, pois ainda era menor de idade, em uma cidade totalmente diferente. São aprendizados que levarei para sempre – me deslocar de trem, uber, fazer compras sozinha, ir atrás de lugares para me alimentar e também aprender a ter independência financeira”, conta ela. 

Amanda durante os treinos.

Faltando apenas quatro meses para a disputa nacional, os treinos ocorrem diariamente e ocupam de 6 a 8 horas por dia. Durante a preparação, a representante do Senac-RS aprende e aprimora técnicas relacionadas à Estética e Bem-Estar como maquiagens de diferentes tipos, manicure e pedicure, massagem e cuidados com a pele – tudo sob orientação do treinador e também docente do Senac-RS, Pedro Brum.  

Com o treinador e docente do Senac, Pedro Brum.

“Tenho muitas expectativas, sempre otimistas, mas com a certeza que é um grande desafio, estou me preparando para encontrar um ambiente totalmente diferente do que estou acostumada e que vou precisar me adaptar. Espero conseguir mostrar o meu melhor treino na competição e, independentemente do resultado, quero me orgulhar do trabalho que vou apresentar e ficar com a consciência tranquila que entreguei o meu melhor”, afirma ela sobre a disputa.

Os treinos têm como objetivo simular as provas que serão realizadas durante a etapa nacional e internacional e que estão relacionadas aos dia a dia dos profissionais de Estética. “Nos treinos, reproduzo o mais próximo do ambiente de competição, com provas e tempo cronometrado e, à noite, faço faculdade de Estética e Cosmetologia, o que me ajuda muito, principalmente em rever toda a parte teórica dos procedimentos”. 

Expectativas e sonhos

Treinos diários, responsabilidade em representar o Estado em uma competição e, ao mesmo tempo, cursar uma faculdade  – apesar dos diversos desafios, a aluna segue motivada: “o que mais me motiva é ter a possibilidade de representar o Brasil na próxima etapa e todo o crescimento e treinamento que está cada vez mais me preparando como profissional da área”.

Quando perguntada sobre as expectativas e sonhos em relação à profissão, Amanda complementa: “Além de vencer a competição, o meu sonho é cada vez me profissionalizar mais na área e, através do meu trabalho, conseguir transformar a vida de muitas pessoas, conseguindo elevar autoestima e autoconfiança das minhas clientes!”.

Competições Senac de Educação Profissional: alunos em destaque no cenário nacional e internacional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Atualmente, o Senac-RS prepara seus alunos para a etapa nacional, que está prevista para acontecer em outubro deste ano! Nossos competidores, representantes do RS, seguem com força total nos treinamentos diários, executando as provas que serão cobradas nesta etapa, participando de simulados com a presença de avaliadores do Senac e de outras instituições.

Alunos do Senac-RS já selecionados para representar nosso Estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional que acontecerá em outubro de 2021.

Em quais áreas o Senac participa?

A WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio, sendo que cada ocupação pode ter alunos de diferentes cursos, mas relacionados à área. Por exemplo, na ocupação Estética e Bem-Estar podem participar alunos do Técnico em Estética e de outros cursos da Beleza como Manicure e Pedicure, Maquiador, etc.  

Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria, como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. 

Abaixo, confira as ocupações em que atualmente o Senac-RS participa:

1) Cabeleireiro

2) Cozinha

3) Cuidados de Saúde e Apoio Social

4) Serviço de Restaurante

5) Estética e Bem-Estar

6) Recepção de Hotel

Como funcionam as provas

Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Uma das provas de Cabeleireiro, por exemplo, consiste em realizar um penteado de acordo com a ocasião, em um tempo estimado (penteado de noiva, passarela, festa, etc). Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo. 

Em Cuidados de Saúde e Bem-Estar, por exemplo, uma das provas é atender um paciente com Diabetes, sendo que, neste caso, são utilizados atores para simular os sintomas. Os competidores têm tempos estipulados para cada teste, sendo que seus resultados são avaliados por um grupo de examinadores.

Próxima WorldSkills

A WorldSkills, que acontece a cada dois anos em um país diferente, tem sua próxima edição agendada para acontecer em Xangai (China), em 2022. Mas, para chegar lá, os alunos do Senac-RS precisam vencer os competidores do Senac de outros estados. 

Registro da cerimônia de abertura da última WorldSkills. Evento aconteceu em Kazan, Rússia, em 2019.

*A WorldSkills é uma competição voltada para jovens com até 22 anos. Por isso, para participar das competições é preciso ter até 20 anos na seletiva escolar.

No próximo post, você conhecerá a história do competidor Chrystian Paiva, de Serviços de Restaurante!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!