Na busca pelo pódio em disputa nacional: conheça a história da aluna de Técnico em Enfermagem do Senac-RS

Tempo de leitura: 6 minutos

O curso Técnico em Enfermagem do Senac-RS conta atualmente com cerca de 500 alunos distribuídos em diversas escolas do Estado. Entre esses futuros profissionais da Saúde, uma aluna prepara-se para um dos maiores desafios profissionais, desde que ingressou na formação. A estudante de 20 anos Larissa Vitória Apollo, do Senac São Leopoldo, representará o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, agendada para outubro deste ano. Lá, ela irá disputar com alunos de escolas do Senac de todo o Brasil na área de Cuidados de Saúde e Apoio Social e, se vencer, vai representar o Brasil na WorldSkills Xangai, em 2022, na China – nada mais nada menos do que a maior competição de educação profissional do mundo. 

Como uma simples busca por ingressar na área da Saúde tornou-se em competição? 

Em 2019, quando ingressou no curso com apenas 19 anos, Larissa ficou sabendo das Competições Senac de Educação Profissional na primeira semana de aula, quando a coordenadora do curso da escola apresentou o projeto. “Ela falou que o aluno passava por provas, fazia viagens com o Senac, recebia uma bolsa e todas as coisas boas da competição. Eu me apaixonei e decidi entrar. O que mais me fez querer participar da competição foi o fato de aprender ainda mais sobre os cuidados com o paciente e, também, o fato de eu poder me destacar nesta área”, relata ela.

No mesmo ano em que ingressou no curso, Larissa passou pela etapa escolar e disputou a etapa regional das Competições em junho de 2019. Na ocasião, Larissa ficou em 2º lugar (o primeiro colocado foi o aluno João Victor de Ávila, do Senac Pelotas). Por regra da disputa, o 1° e 2° colocados de cada ocupação seguem treinando juntos até uma prova de desempate. Foi então, na prova de desempate realizada em 2020, que a aluna garantiu a única vaga para representar o Estado na etapa nacional das Competições. 

Etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional realizada em 2019, em Tramandaí.
Etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional realizada em 2019, em Tramandaí.

Para vencer o desafio que se aproxima, a aluna treina todos os dias, de segunda a sexta-feira, no centro de treinamentos localizado atualmente no Senac Saúde, em Porto Alegre. Tudo é acompanhado por um treinador que avalia e comenta as provas da competidora. “Os meus treinos são baseados em atendimentos hospitalares, ambulatoriais e residenciais em que são realizadas técnicas, orientação e cuidados específicos para cada situação clínica trabalhada. Cada atendimento leva em torno de 40 minutos e possui uma planilha de pontuação com tudo que será cobrado durante o treino e nas provas. Dentre as técnicas treinadas diariamente estão a lavagem de mãos, a postura profissional, os curativos e os cuidados gerais com o paciente”, explica ela.

Mudança de vida e de rotina

Para facilitar a ida aos treinos na Capital, Larissa mudou-se de São Leopoldo para Porto Alegre. “Eu morava em São Leopoldo com os meus pais e, após ingressar na competição, precisei me mudar para Porto Alegre, pois é onde fica o centro de treinamento. A maior mudança, sem dúvidas, foi morar sozinha e na Capital. Também passei a realizar o curso técnico no turno da manhã e os treinos durante a tarde.”

Apesar das mudanças e da rotina repleta de atividades, já que Larissa concilia os treinos com o curso em andamento, não falta motivação para seguir adiante: “Minha maior motivação é que, quanto mais eu me preparar, mais terei chances de representar o Brasil na competição internacional. Além disso, a competição me traz muito reconhecimento dentro da minha área”, destaca ela.

Sobre a nacional que se aproxima, Larissa afirma estar preparada para fazer o seu melhor treino. “A expectativa é que eu consiga colocar em prática tudo que treinei até então e que as minhas provas sejam realizadas, como no meu melhor dia de treino. Dessa forma fazendo com que eu traga mais esta medalha para o RS”.

O que engloba a ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social?

Você pode não estar familiarizado com o termo “ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social”, mas essa expressão – Health and Social Care – denomina os serviços que oferecem suporte de saúde para pessoas como, por exemplo, hospitais, serviços de ambulância, clínicas de fisioterapia, serviços de assistência social, serviços de cuidados domiciliares, casas de idosos, entre outros. Assim sendo, essa ocupação inclui não apenas os técnicos em enfermagem, mas também outros profissionais que fazem o acolhimento dos pacientes como assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros. 

Na WorldSkills, a ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social reúne alunos do mundo todo – futuros profissionais da saúde envolvidos com os cuidados, a recuperação, a reabilitação e o bem-estar físico e psicossocial dos pacientes. A edição mais recente da WorldSkills, realizada na Rússia em 2018, reuniu 19 competidores nesta área. A brasileira e aluna do Senac Minas Gerais Miriam de Paula Soares da Silva ficou em 2° lugar na disputa, à frente de países como Alemanha, China, Rússia, Espanha, entre outros. Em 2017, a competidora do Rio Grande do Sul, Júlia Goulart Ribeiro também conquistou a medalha de excelência na WorldSkills Abu Dhabi, reconhecimento concedido pelo alto desempenho nas provas. 

Júlia Ribeiro, representante do Senac-RS na WorldSkills Abu Dhabi 2017, na qual conquistou a medalha de excelência
Júlia Ribeiro, representante do Senac-RS na WorldSkills Abu Dhabi 2017, na qual conquistou a medalha de excelência.

Saiba mais sobre a ocupação clicando aqui.

Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills.

O Senac-do Rio Grande do Sul terá seis alunos disputando a etapa nacional, programada para acontecer em outubro deste ano. São eles: Amanda Ribeiro, ocupação Estética e Bem-Estar; Chrystian Paiva, ocupação Serviços de Restaurante; Fernando Belle Casagrande, ocupação Cabeleireiro; Larissa Vitória Apollo, ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social; Thaís Rozales Ribeiro, ocupação Recepção de Hotel; e Thiago Padilha, ocupação Cozinha. 

A WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac nacional entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio e aos cursos ofertados pela instituição: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviços de Restaurante. Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. 

Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. 

Dinâmica das provas

Nas provas os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Enquanto executam as atividades, os alunos são avaliados pelos experts de cada ocupação em diferentes critérios, conforme cada área. Além disso, para cada prova é estipulado um tempo máximo de realização. 

Próxima WorldSkills

A WorldSkills, que acontece a cada dois anos em um país diferente, tem sua próxima edição agendada para acontecer em Xangai (China), em 2022. Mas, para chegar lá, os alunos do Senac-RS precisam vencer os competidores do Senac de outros estados na disputa nacional programada para outubro deste ano. 

Conheça os demais competidores:

Amanda Ribeiro, foi aluna do curso de Maquiador do Senac Camaquã e atualmente é competidora de Estética e Bem-Estar. Clique aqui e saiba mais.

Chrystian Paiva, formado no curso de Garçom do Senac Bento Gonçalves. É o competidor da ocupação Serviços de Restaurante. Conheça mais a história dele clicando aqui.

Thiago Padilha, aluno do curso de Cozinheiro do Senac Pelotas. Disputará na ocupação Cozinha.

Fernando Belle Casagrande. Aluno do curso de Cabeleireiro do Senac Bento Gonçalves e representante do RS na ocupação Cabeleireiro.

Thaís Rozales Ribeiro, aluna do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade Senac Porto Alegre e competidora da ocupação Recepção de Hotel.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!