A comunicação é um problema para você? Veja como o curso de Dicção pode ajudá-lo a comunicar-se melhor

Tempo de leitura: 4 minutos

Você se comunica bem? Sabe da importância da boa comunicação para ser bem sucedido no mundo profissional? Uma pesquisa realizada pelo Project Management Institute Brasil (PMI) aponta que 76% de 300 empresas brasileiras definem a comunicação no ambiente de trabalho como elemento fundamental para o sucesso. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, comunicar-se bem não é um dom natural para a maioria das pessoas. Ou seja, é preciso, sim, de prática e de técnica. Além disso, fatores como medo e insegurança podem interferir na comunicação. Por isso, a importância do curso de Dicção, Desinibição e Oratória.

Fatores que levam ao curso de Dicção, Desinibição e Oratória

E para quem quer aprender a comunicar-se melhor, o Senac-RS oferece o curso de Dicção, Desinibição e Oratória em diversas escolas do Estado. De acordo com a docente do curso e especialista em Comunicação, Lara Elisane Silva, do Senac Cruz Alta, entre os motivos que levam as pessoas a buscarem a capacitação estão a preocupação com entrevistas de emprego, timidez, insegurança na fala, organização de apresentações, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 

Docente do curso e especialista em Comunicação, Lara Elisane Silva
Docente do curso e especialista em Comunicação, Lara Elisane Silva

Lara conta que a busca pela boa oratória é inspiradora, pois, além das técnicas de apresentação, o curso contribui para a garantia de um comportamento assertivo e uma postura mais confiante diante de tudo e de todos. A docente afirma que a comunicação é uma competência necessária para todas as pessoas. Além disso, a pandemia e os avanços tecnológicos aumentaram a sua importância, especialmente no ambiente de trabalho.  “A exigência está cada vez maior. Por esse motivo é urgente aprimorar a boa comunicação, realizando cursos alinhados à sua área de atuação profissional e outros específicos, como falar em público com Dicção, Desinibição e Oratória. Pessoas comunicativas e bem informadas são mais dedicadas a realizar suas tarefas com êxito”, disse.

Entre os motivos que levam as pessoas a buscarem a capacitação estão a preocupação com entrevistas de emprego, timidez, insegurança na fala.
Entre os motivos que levam as pessoas a buscarem a capacitação estão a preocupação com entrevistas de emprego, timidez, insegurança na fala.

Técnicas ensinadas

Caso algum desses fatores seja um problema para você, saiba que tem solução. Entre as técnicas que são utilizadas nos cursos do Senac estão:  respiração, postura, expressão corporal, olhar, voz, vocabulário, linguagem, domínio do tema e planejamento. Todas são colocadas em prática. “Durante o treinamento ficamos constantemente trabalhando em um projeto individual.  Cada um é ator e plateia dos colegas. Trabalhamos em equipe para garantir o melhor resultado possível a cada um”, relata a docente. 

Para fazer frente a esses desafios, o curso de Dicção, Desinibição e Oratória, composto por 30 horas, prepara o participante para aplicar as seguintes técnicas:

Reconhecer as funções do aparelho fonador;  

Reconhecer e utilizar técnicas de respiração para adequada entonação da voz;  

Utilizar adequadamente os princípios de relaxamento físico e mental;  

Utilizar corretamente as técnicas de impostação e intensificação da voz para uma adequada dicção e pronúncia, emitindo com clareza vogais e consoantes;  

Realizar adequadamente a comunicação verbal e não-verbal;  

Utilizar técnicas de expressão corporal na postura e domínio da gesticulação, no uso correto dos recursos do microfone e ao falar em público;  

Aplicar técnicas de expressão facial adequadas aos diferentes contextos de apresentação, de improviso, com ou sem uso do roteiro;  

Utilizar a técnica do assunto paralelo na fala de improviso;  

Elaborar uma palestra clara e concisa

“O processo transforma os padrões de pensamento através da comunicação empática. Faz parte do todo que o comportamento comunicativo agrega. Assim, entendemos as emoções e, portanto, através da reflexão nos faz reagir de uma maneira mais tranquila. Emoções que podem provocar reações drásticas como a raiva e o medo, são ponderadas, acalmadas e direcionadas”.

Erros e dificuldades mais comuns que as pessoas cometem quando se comunicam

Falta de planejamento: falar sem saber onde quer chegar, deixa o ouvinte confuso e a pauta incompreensível. 

Falta de naturalidade: a falta de naturalidade na forma de se expressar causa ruídos de comunicação, isso acontece quando a fala da pessoa não condiz com suas atitudes comportamentais. Por isso é importante fazer o curso, pois mostra na prática como isso acontece com exercícios dinâmicos em que os alunos entrevistam, são entrevistados e ao mesmo tempo observados e avaliados pela sua atuação”, explica Elisane.

É fato que muitas pessoas sentem receio de falar em público e o curso de Dicção, Desinibição e Oratória trabalha isso. A especialista explica que medo e insegurança farão parte de nossa vida para sempre. “São importantes barreiras que nos fazem refletir em determinados momentos. O que fazemos é entendê-los, então lidamos com eles de forma consciente até torná-los nossos aliados. Não é fácil, mas aprendemos a treinar esta ação fortalecendo a autoestima e a naturalidade para eliminar os bloqueios”, conta.

E para finalizar, a especialista dá uma dica para quem quer se comunicar melhor e ser mais desinibido. 

Confira: “Meu conselho é venham para a minha sala de aula. Temos uma estrutura encantadora e somos uma equipe preocupada com a formação educativa dos nossos alunos. Não existe um momento certo para iniciar uma formação que nos qualifique. Temos alunos de 15 a 80 anos nas turmas de Dicção, Desinibição e Oratória que, mesmo em fases distintas de suas vidas, convivem em harmonia e trocam experiências. Todos têm o seu palco e nossa obrigação é sermos melhores seres humanos a cada dia. Fortalecer a persona que vive em nós só trará ganhos pessoais e profissionais”.

Veja também:

Como buscar uma oportunidade de emprego sem experiência?

Vamos planejar a carreira para 2021?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!