Curso de Informática além das redes sociais: por que buscar uma capacitação?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você acessa as redes sociais com o seu smartphone todos os dias, conversa com seus amigos e/ou colegas de trabalho pelo Whatsapp. Com a pandemia, ainda passou a realizar reuniões virtuais com os seus amigos e assistir lives de seus artistas preferidos. Mas em uma entrevista de emprego, você se sente seguro para afirmar que tem plenos conhecimentos de Informática Básica e do Pacote Office (que inclui aplicativos como Word, Excel e Power Point)? Que tal fazer um curso de Informática para se capacitar?

O fato é que a Informática exigida pela maioria das vagas de emprego vai muito além de saber acessar a internet. “Muitas pessoas acreditam ter um bom conhecimento em Informática por saberem navegar na internet e pesquisar no Google, mas este é um ponto muito superficial. A informática está presente em praticamente todos os segmentos de trabalho e dominar ferramentas como editor de texto, ferramentas de apresentação e de planilhas é imprescindível”, explica o docente do curso de Informática Fundamental Office e Mobile, Regis da Silva Costa.

Se você quer ir além das redes sociais e aprender informática básica de verdade, saiba que alguns conceitos são muito importantes:

Diferença entre hardware e software

Hardware e software fazem parte de um dispositivo tecnológico (como computador e smartphone), sendo que o hardware engloba os componentes físicos (placas, monitor, teclado) e o software é um conjunto de sistemas ou programas de aplicativos que fazem o computador funcionar.

Isso leva a outra distinção muito importante: o Curso de Informática Fundamental Office Mobile não é o mesmo que um Curso Técnico em Informática. No primeiro você aprende sobre os conceitos que envolvem hardware e software e, principalmente, como extrair o melhor proveito do computador nas tarefas do dia a dia.

Já o Curso Técnico de Informática forma o profissional para fazer o planejamento e execução dos processos de manutenção dos computadores e operação de redes locais de computadores, além de desenvolver aplicativos computacionais.

Logo, o curso de Informática Fundamental auxilia nas tarefas de qualquer profissional, enquanto o Técnico forma profissionais especialistas no assunto.

Sistema operacional

Resumidamente, é o software que faz a interface entre usuário e o hardware. Os mais conhecidos são Microsoft Windows, Mac OS X (Apple) e Linux. É importante saber que existem sistemas diferentes, mas que há semelhanças entre eles.

Por exemplo, tanto o Windows como o Linux utilizam o conceito de área de trabalho, ícones e cliques para acesso a programas, pastas e arquivos.

Browser

É o navegador, ou seja, o aplicativo por meio do qual você acessa e navega na internet. Entre os mais comuns, estão o Internet Explorer, Google Chrome, Firefox e Safari. Quando perguntarem qual o navegador você utiliza, agora você já sabe: é só dar uma espiada no aplicativo que você utiliza para acessar a internet.

Editor de texto

O Word é o editor de textos da Microsoft, faz parte do Office e possui vários recursos que podem ser utilizados na edição de textos. Dominar esse programa vai muito além de abri-lo e escrever. É preciso saber salvar, fechar e abrir documentos; mover e copiar blocos de texto; formatar a fonte, parágrafos e páginas; aplicar verificação ortográfica; localizar e substituir palavras em documentos; criar e editar tabelas, entre muitos outros recursos.

Planilhas e gráficos com o Excel

Resumidamente, o Excel é um editor de planilhas eletrônicas, sendo muito utilizado na área administrativa em empresas de todos os portes, para a realização de operações financeiras e contabilísticas. No âmbito empresarial, serve para controle de despesas e receitas, controle de estoque, folhas de pagamento de funcionários, criação de banco de dados, etc. Muitas pessoas também se utilizam dos inúmeros benefícios dessa ferramenta para organizar as despesas domésticas e gerenciar agenda de atividades.

Conhecer o básico do Excel implica em saber identificar os menus e botões do ambiente de trabalho; diferenciar pasta de trabalho, planilha, coluna, linha e célula; editar células; selecionar células, linhas, colunas e planilhas; mover e copiar seleções; formatar células; classificar dados; criar fórmulas; entre outras funções.

Apresentações com o Power Point

O Power Point é o programa da Microsoft utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas. Por meio dele, é possível criar diversos tipos de apresentações de slides, por isso é extremamente utilizado tanto no âmbito acadêmico quanto no mercado de trabalho.

No curso de Informática Fundamental, por exemplo, o aluno aprende a reconhecer o ambiente de trabalho; criar apresentações de slides; operar comandos de arquivos; verificar ortografia; formatar slides; exibir formas de visualização; configurar páginas, inserir elementos gráficos, de animação e de transição, e muito mais.

Agora que você conheceu os principais termos relacionados à Informática Fundamental, que tal esclarecer suas dúvidas sobre o curso de Informática Fundamental Office e Mobile?

Os docentes do Senac Tech (escola do Senac localizada em Porto Alegre) Regis da Silva Costa, Alexsandro Diniz Lopes e Luiz Filipe Licidonio explicam alguns dos principais questionamentos sobre o curso.

Por que fazer o curso de Informática Fundamental Office e Mobile?

Grande parte das pessoas que procuram esses cursos estão em busca de uma melhor colocação no mercado de trabalho, buscando, assim, um conhecimento mais profundo da informática. Além deste grupo maior, há ainda aqueles que já estão bem colocados no mercado ou são empreendedores e que buscam aperfeiçoar seus conhecimentos para melhor desenvolverem o seu trabalho.

Como acontece o aprendizado durante o curso?

Ao longo do curso, os alunos percebem o quanto uma ferramenta pode facilitar a sua rotina de trabalho e seu dia a dia. O processo de aprendizagem do Senac visa a transmissão e a promoção do conhecimento com situações desafiadoras, incentivando, na prática, o desenvolvimento de novas habilidades.

Quais são as principais dificuldades/medos que os alunos enfrentam e como eles as superam?

Normalmente o maior medo é de realizar alguma ação que venha a “estragar” o computador, de prejudicar a operação computacional e invalidar as próximas tarefas a serem realizadas. Alguns receios são, principalmente, quanto à utilização do mouse e teclado, algumas operações específicas que necessitam de conhecimentos externos e aplicáveis, como por exemplo, fórmulas matemáticas. No entanto, a superação desses medos ocorre de forma gradativa e com muita aplicação prática de exercícios, com as devidas associações de exemplos nas rotinas diárias, principalmente no âmbito profissional.

Por que o curso de Informática vai muito além das redes e por que buscá-lo?

Um dos principais motivos é que a Informática hoje, assim como a língua Inglesa, é um dos fatores exigidos e marcantes para quem precisa ingressar ou se atualizar constantemente em sua carreira profissional. A informática está envolvida diretamente em todas as áreas, faz parte do cotidiano de todos e se faz necessário conhecer esta ciência. No curso do Senac, aprende-se interagindo de forma prática no computador e desafiando o aluno a assimilar os conhecimentos e habilidades de forma efetiva, deixando seus receios e ultrapassando os obstáculos da aprendizagem.

Veja também:

Dez dicas para uma boa entrevista de emprego on-line

Precisa falar em público? Veja dicas básicas para ser claro e acertar no discurso

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!