Além das redes sociais: como o curso de Informática pode alavancar sua carreira

Tempo de leitura: 5 minutos

O celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, sendo que 80% dos brasileiros com 10 anos ou mais possuem o aparelho segundo pesquisa. A presença do smartphone na nossa rotina é um fato. Mas quando o assunto é o uso do computador, você sabe como explorar o potencial de todas as ferramentas disponibilizadas por ele? Sim, porque embora o uso do smartphone seja o mais frequente, o computador ainda é a ferramenta mais utilizada em áreas administrativas de muitas empresas e, por consequência, o conhecimento sobre é um dos pré-requisitos para MUITAS vagas de emprego. Por isso o curso de Informática Fundamental Office e Mobile é ofertado em diversas escolas do Senac-RS. Afinal, não vale a pena perder uma oportunidade de trabalho por conta de algo que você pode aprender em um curso de 60 horas (menos de um mês se a sua turma tiver aula de segunda a sexta-feira), não é mesmo? 

Informática Fundamental x Técnico em Informática

O curso de Informática Fundamental Office e Mobile não é o mesmo que o curso Técnico em Informática. Fazer com que o aluno domine as ferramentas computacionais utilizadas no dia a dia de qualquer profissional é o principal objetivo do curso de Informática Fundamental, que é composto por 60 horas. O curso também ensina sobre ferramentas e funções que são encontradas nos dispositivos móveis. Para ingressar, o aluno precisa ter ensino fundamental completo e idade mínima de 14 anos.

Já o Curso Técnico em Informática tem como objetivo formar profissionais técnicos, preparados para fazer manutenção e instalação de computadores, planejamento, implementação e configuração de redes com servidores, desenvolvimento e implementação de aplicativos computacionais, entre outras inúmeras funções. A formação é de maior duração, com 1200 horas, e para ingressar é necessário estar cursando o 2° ano do Ensino Médio e ter 15 anos completos. 

Ou seja, você não precisa se preocupar: o curso de Informática Fundamental não é voltado apenas para pessoas que buscam vaga em áreas de Tecnologia, mas para todos aqueles que precisam conhecer como utilizar o computador principalmente em rotinas escolares, do trabalho, na faculdade, etc, além de aprender novas funções do celular. Claro, nada impede que você faça os dois cursos ao mesmo tempo, ou que ingresse no curso Técnico após se apaixonar pela área no curso de Informática Fundamental. 

O docente do Senac Santa Cruz do Sul João Muniz reforça: “O aluno que realiza esse curso se destaca com os conhecimentos adquiridos na prática, pois as atividades desenvolvidas em sala de aula são similares às que irá encontrar no mercado de trabalho. Dessa forma, o estudante estará preparado para desempenhar as mais diversas atividades do dia a dia.”

O que se aprende no curso de Informática Fundamental?

O curso está dividido em 5 componentes curriculares: 

  1. Windows
  2. Word Fundamental Compacto
  3. Excel Fundamental Compacto
  4. Internet
  5. Power Point Compacto

No início da formação, o aluno aprende desde o básico como  identificar as principais características do  computador; definir o que é hardware e software; ligar e desligar o computador;  minimizar, maximizar, restaurar, fechar e  mover janelas; entre outras tarefas. Ao longo do curso, o aluno aprende a dominar os principais serviços, aplicativos,  protocolos e meios de acesso, além de aprender a navegar na Internet; a utilizar ferramentas de busca; a listar sites favoritos; a usar Webmail; fazer downloads; salvar conteúdo das  páginas; download e instalação de aplicativos para celular; enviar mensagem, foto e vídeo; conceito das principais redes sociais; postagem de texto,  imagens e vídeo em redes sociais; etc.

Ainda, você sairá do curso dominando as ferramentas mais utilizadas para editar textos, fazer apresentações, fazer planilhas, utilizar o e-mail, navegar na internet e fazer download (baixar) e upload (subir) de arquivos e muito mais!

Inúmeras tecnologias é um dos fatores que cria interesse pelo curso

Se você imagina que o curso de Informática Fundamental é mais frequentado por pessoas da terceira idade, que não foram ensinadas desde sempre a utilizar o computador, está muito enganado. Atualmente o Senac-RS tem mais de 2 mil alunos no curso, sendo a maioria entre 14 e 24 anos. Mas não há limite de idade para o curso e há muitas pessoas idosas que também procuram a formação para se qualificar.

O professor João Muniz, explica que as grandes dificuldades dos alunos, no início do curso, estão relacionadas ao real entendimento dos recursos/ferramentas tanto no computador como dos dispositivos móveis. “Qual a função desse aplicativo? Quando usar essa ou aquela ferramenta? Essas são algumas das dúvidas. Isso porque são inúmeras as tecnologias existentes atualmente, sendo que, mesmo tendo a internet como uma ferramenta de consulta, ficam muitas lacunas que só são preenchidas em um curso de informática, durante o qual o docente mostra, na prática, como funciona”, explica. 

Aprendizado sempre

Para concluir, o docente ainda ressalta a importância da busca de conhecimento fora de sala de aula: “Para contribuir no aprendizado, procuro sempre instigar o aluno a treinar em casa, realizar trabalhos extras, o que proporciona mais conhecimentos e desenvolve suas habilidades”. 

Ficou interessado?

Atualmente, o curso está com inscrições abertas em 28 escolas no Estado, incluindo unidades na Capital, Litoral, Serra, entre outras regiões. Mais informações sobre a formação e inscrições podem ser realizadas pelo site www.senacrs.com.br/officeemobile

Veja também:

Como buscar uma oportunidade de emprego sem experiência?

Vamos planejar a carreira para 2021?

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!