Vai viajar? Como está seu Inglês?

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a caderneta de vacinação em mãos comprovando as duas doses contra a COVID-19 e o mundo retomando as atividades, você não vê a hora de pegar o passaporte e viajar por este mundão, não é mesmo? Mas como está seu Inglês? Vai saber se comunicar lá fora para evitar situações constrangedoras? Para quem já está com roteiro e malas prontos, a docente de Idiomas do Senac-RS, Juliana Fraquelli, dá algumas dicas importantes para ajudar com vocabulários e expressões necessários para quando se está viajando. 

Se comunicar bem começa no aeroporto, ao passar pela segurança ou para apontar uma necessidade. “Por exemplo, se a pessoa é vegetariana, precisa saber como pedir uma refeição de acordo, se está levando algo que precisa declarar, se sabe que está levando mais peso do que o permitido…”, alerta Juliana.  

Good night ou good evening

Conhecer o básico do idioma é essencial, mas o fundamental seria saber cumprimentar, entender questionamentos e saber passar informações básicas. “Uma expressão que o pessoal geralmente confunde é o good evening e good night. Good night é somente antes de irmos dormir. E quando chegamos a algum lugar a noite, o correto é dizer good evevning! Acredito que um dos erros mais comuns seria não se preparar para a viagem, não dar uma olhada no vocabulário que você sabe que vai precisar. Não saber ao menos dar os seus dados básicos ou entender os números. Aqui vai uma dica: se acostume a ser chamado pelo seu sobrenome e os títulos: Mr. (mister) para homens, Mrs. (Misses) para mulheres casadas e Miss para mulheres solteiras. Às vezes a Miss pode ser você!”, exemplifica a docente.  

Cuidado! Pode ter dupla interpretação 

Algumas palavras e expressões em Inglês podem ter dupla interpretação e causar constrangimentos. Juliana alerta que, no contexto viagem e levando em conta o lado cultural, os “micos” estão por todo lado. “Eu, mesmo me comunicando super bem em Inglês e ao chegar à África do Sul fiquei perdida, pois quando perguntei como chegar a um local me disseram para virar à direita no ‘robot’. Logo, eu imaginei que tivesse algum robô na esquina, talvez até inflável… e eu não via nada e só me perdia mais e mais. Foi então que eu descobri que lá eles chamam a sinaleira, que eu conhecia como traffic light, de robot! Sem falar naquela antiga piada… “Onde estiver escrito ‘push’, não puxe, empurre; onde estiver ‘pull’, não pule, puxe. Onde se ler ‘exit’, não hesite, saia correndo”, conta a docente.   

Para finalizar, Juliana afirma que a melhor dica que pode dar aos futuros viajantes é a de se prepararem com um curso especifico, em que terão contato com várias práticas e ver muito vocabulário. “Aproveite e pratique com todos que irão viajar. Praticar é a melhor arma na preparação”, disse.  

Então prepara-se: Traveling Fun for Seniors!  

 Traveling Fun for Seniors

A boa notícia é que aprender Inglês não tem idade e o Senac-RS promoverá o Traveling Fun for Seniors. O projeto oferece oito oficinas on-line em Inglês com a temática sobre viagens e situações cotidianas com as quais uma pessoa pode se deparar nesse contexto. Nesta série de aulas remotas e ao vivo, adultos a partir de 50 anos de idade poderão vivenciar situações de viagens utilizando a língua Inglesa. O objetivo do curso é preparar os participantes para as suas experiências internacionais. Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/traveling.   

OFICINAS

At the airport + check in
Vocabulário referente ao aeroporto, prática em fazer check-in e passar pelo controle de fronteira.

At the hotel + check in problems
Uso de vocabulário referente a hospedagem em hotéis, fazer check-in e possíveis problemas que podem ocorrer.

At the mall
Uso de vocabulário para compras com direito a revisão de números e roupas.

At the supermarket
Uso de vocabulário referente ao supermercado e uma revisão de quantifiers, os famosos some ou any, how much ou how many?

At the restaurant
Uso de vocabulário referente ao restaurante, incluindo como fazer pedidos.

Asking for directions
Como pedir informações sobre lugares e chegar no local certo.

Asking for help
solução de problemas em viagens e como sair deles.

At the drugstore
Uso de vocabulário em farmácia.

Veja também:

Inglês para viagem: prepare-se para seu destino

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!