Entenda as diferenças entre cursos EAD e cursos remotos

Tempo de leitura: 4 minutos

Na educação, não se fala em outra coisa: a migração das aulas presenciais para as aulas realizadas de forma remota, imposta pela pandemia da Covid-19. Mas peraí, curso remoto não é igual ao curso EAD? Não mesmo! Por isso, a gente explica as diversas diferenças entre os cursos EAD e os cursos remotos. E lembre-se: independentemente da sua escolha, o Senac-RS oferta formações nas duas modalidades.

Na dúvida entre cursos EAD e remoto?

Cursos remotos para fazer frente ao isolamento social

Segundo a Consultora Pedagógica do Senac-RS Lívia Nunes o ensino remoto surgiu da necessidade de dar continuidade, durante a pandemia e o isolamento social, às turmas que estavam ocorrendo na modalidade presencial. 

Os cursos remotos são uma medida provisória que transpôs às aulas presenciais a plataforma (sala de aula virtual), mas elas seguem ocorrendo nos mesmos dias e horários, com professores e alunos “juntos” digitalmente, utilizando-se da ferramenta de webconferência para que todos interajam ao mesmo tempo, diferente do EAD, cuja metodologia permite que docentes e estudantes estejam em espaços e tempos diferentes.

Foco na retomada do comércio 

Mas além da migração das aulas presenciais para as aulas remotas, o Senac-RS buscou inovar e lançou uma série de cursos remotos voltados ao setor do Comércio, um dos mais atingidos pela pandemia de Covid-19. As capacitações, de rápida duração, são focadas na venda, comércio e fidelização de clientes. 

Clique na imagem abaixo e veja a lista de opções de cursos: 

Cursos remotos Senac-RS

Veja, então, um resumo das características dos cursos remotos: 

_Medida temporária para dar continuidade às aulas do modelo presencial.

_Encontros entre professor e estudante, por meio de plataformas digitais, no mesmo horário de realização das aulas presenciais.

_Usa-se de mais aulas ao vivo nos dias e horários do ensino presencial.

_Os materiais são produzidos/adaptados pelo professor.

_Professor presente, de forma digital, no momento de sua aula, como se fosse no curso presencial.

_Grande uso de webconferência como meio.

Flexibilidade do EAD atrai alunos há muito tempo

Um estudo recente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mostra que, aproximadamente, 1,7 milhão de brasileiros realizaram inscrições em cursos a distância, o que representa mais de 20% de todas as matrículas. E, com a pandemia, o ensino on-line nunca esteve tão em alta quanto nos últimos meses. 

Mas você sabe que o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil, né? A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais para avaliações. 

O diretor do cursos técnicos EAD do Senac, Giancarlo Giacomelli, explica que, no Senac do Rio Grande do Sul, adotou-se para todas as modalidades o uso da plataforma Backboard –  atual ambiente virtual licitado para Rede EAD Senac. 

As aula são gravadas (diferentemente do curso remoto com aulas ao vivo) e disponibilizadas na plataforma conforme o cronograma do curso. Por meio da plataforma, os alunos também podem postar suas dúvidas ou questões em um fórum, ou ainda enviar os questionamentos aos professores de forma privada. 

E muito importante: não é só porque o aluno estuda a distância que o aluno não pode utilizar a estrutura física da escola. As formações EAD são vinculadas a um polo do Senac no RS, sendo que o estudante EAD tem acesso aos espaços como biblioteca, laboratório de informática, etc, além de poder tirar dúvidas gerais sobre o ensino a distância com o coordenador de polo, sempre que precisar. 

O Ensino EAD

_É uma modalidade educacional flexível, aberta e que favorece o desenvolvimento da autonomia do estudante.

_O estudante precisa estar adaptado à plataforma e método.

_Mediada por recursos tecnológicos.

_Docentes e estudantes podem estar estão em tempo e espaços diferentes.

_Possui metodologia estruturada com todo o planejamento das unidades curriculares.

_Todos os estudantes acessam o material padronizado.

_Os docentes são constantemente capacitados para executar suas atribuições no ambiente digital.

_Os recursos didáticos são multimídia, responsivos e acessíveis, e são elaborados por equipe de especialistas.

Curso EAD ou Remoto?

Visto as diferenças, o mais importante é o aluno buscar a modalidade que mais se adeque ao seu estilo de aprendizagem. Sentir-se bem e seguro faz com que a sua experiência seja realmente significativa, diminuindo a evasão e tornando o aprendizado uma experiência agradável e assertiva.

Veja também:

Conheça os mitos e as verdades do EAD

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Powered by Rock Convert

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!