Saiba tudo sobre os cursos técnicos EAD do Senac-RS

Tempo de leitura: 4 minutos

Para quem precisava de qualificação ou estava em busca de emprego durante a pandemia, o EAD foi fundamental. Em 2020, os cursos técnicos EAD do Senac tiveram um crescimento de 33% no número de novos alunos, passando de 20.100 novos alunos no ano. De acordo com a pesquisa divulgada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), o EAD deve ultrapassar em breve o ensino tradicional: estima-se que 51% dos estudantes matriculados no Ensino Superior deverão recorrer ao EAD até 2023, contra 49% dos que optarão por salas de aula tradicionais. 

O Senac EAD inscreve, de 1º de março a 26 de abril, para cursos Técnicos na modalidade a distância em 58 polos espalhados pelo RS. Interessados podem escolher entre 12 cursos nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Informática, Meio Ambiente, Segurança e Turismo. Atualmente, mais de 25 mil alunos em todo o País realizam os cursos técnicos ofertados pela instituição.   

Mas afinal, o que o ensino técnico a distância tem de diferencial? 

Com intuito de esclarecer dúvidas, o diretor do Senac EAD, Giancarlo Giacomelli, respondeu algumas questões comuns sobre os cursos técnicos da modalidade. Confira: 

Qual o diferencial da metodologia dos cursos técnicos EAD do Senac-RS?  

Há o destaque para o fato de ter tutores on-line que respondem as dúvidas e corrigem as atividades dos alunos em até 24 horas. A proposta é encarar a tecnologia como mediadora, mas o aluno segue tendo um professor de verdade do outro lado. O foco da metodologia é de que a educação é sempre um humano ensinando outros humanos.  

Qual a plataforma utilizada nos cursos?  

Utiliza-se a Blackboard, hoje, uma das três principais plataformas educacionais do mundo, usada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), por exemplo. É um dos ambientes educacionais mais seguros (com três servidores em diferentes continentes) e robustos do mercado.  

Como funcionam os estudos?  

Não há ‘aulas’ ao vivo. Os conteúdos e atividades do curso estão disponíveis para o aluno e ele próprio organiza seus estudos com os prazos definidos para entrega das atividades. Entende-se que uma das maiores forças do EAD é a flexibilidade de local e de horário, e quando se utiliza das aulas ao vivo, obriga-se o aluno a estar disponível naquele horário, anulando, assim, um dos principais benefícios da modalidade.  

Os cursos são totalmente a distância?  

A grande maioria, com algumas exceções como o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, que tem algumas atividades de simulação presenciais, e o Curso Técnico em Guia de Turismo, que possui 3 viagens técnicas. 

O aluno pode frequentar o polo EAD? 

O aluno que está matriculado em qualquer região do país pode utilizar a estrutura do Senac para eventualmente tirar dúvidas e utilizar a biblioteca, além de participar das atividades da escola. 

Como é o suporte ao aluno? 

Um curso a distância de qualidade (como os ofertados pelo Senac) possui tutor ativo e acompanhamento constante do desempenho do aluno, além do contato virtual entre colegas para trabalhos e discussões. Na turma EAD, há estudantes de diversas cidades e até de regiões diferentes do País. Um dos grandes ganhos da educação a distância é não estar sozinho e estar em uma turma diversa, com pessoas de lugares diferentes e experiências distintas. 

Quais os requisitos para se inscrever em um curso técnico EAD?  

O aluno deve ser maior de 16 ou 17 anos – dependendo do curso – e deve estar cursando ou concluído o ensino médio na data de conclusão do curso técnico, caso ainda esteja cursando.  

O diploma/certificado é válido?  

Todos os cursos são autorizados pelo MEC e reconhecidos pelos conselhos respectivos como o CRECI, no caso do curso Técnico em Transações Imobiliárias. Não há distinção entre as modalidades, e os diplomas têm o mesmo valor. Aliás, sequer é mencionado no diploma se o seu curso foi presencial ou EAD. Da mesma forma, ocorre com os demais documentos que comprovam a conclusão do curso como histórico escolar, certificado provisório ou declaração de conclusão. 

Como os interessados podem procurar o curso e realizar a inscrição?   

As etapas podem ser feitas totalmente on-line. Basta entrar no site www.ead.senac.br, escolher o polo mais próximo, verificar os cursos técnicos oferecidos e inscrever-se.  

Adequados às exigências do mundo profissional, os cursos técnicos estão focados em proporcionar rápida inserção no mercado de trabalho, além de garantirem flexibilidade para que o aluno estude onde e quando quiser. É o comprometimento com a melhor experiência quando o assunto é ensino a distância. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 642 1606 (capitais e regiões metropolitanas) ou 4020 1606 (demais localidades).  

Sobre o Senac EAD  

A metodologia de ensino a distância do Senac é centrada no aluno, enfatizando o desenvolvimento de competências valorizadas no mundo do trabalho, como organização, proatividade e responsabilidade, além de apresentar menor custo com deslocamento e a possibilidade de conciliar os estudos e a vida profissional. Os materiais didáticos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e são compostos por podcasts, vídeos, animações, simuladores, games, objetos de aprendizagem, e-books e recursos tecnológicos. Os recursos em mídias diversas estimulam diferentes formas de aprendizagem, que possibilitam ao aluno se envolver com conhecimentos abordados no curso e sentir a prática virtual em qualquer local e horário. 

Veja também:

Não fique boiando: aproveite o verão para se qualificar

Vamos planejar a carreira para 2021?

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!