Designer Gráfico: criatividade e técnica

Tempo de leitura: 4 minutos

Com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas necessitam do trabalho de um profissional responsável pela comunicação visual. É o caso do designer gráfico que desenvolve as artes visuais da organização, desde o desenvolvimento do site, passando pela personalização da marca e logo, até a criação de folders, anúncios e catálogos.

Como aponta o docente do Sena-RS João Altamir Muniz esse profissional tem um papel fundamental e decisivo para o sucesso de qualquer projeto em comunicação visual, seja por meio físico ou digital.

Apesar de ser uma área muito prática, o Designer é um profissional que precisa de conhecimento teórico que embase a sua atuação. Para isso, a capacitação é essencial.

“O curso de Design Gráfico habilita para desenvolver projetos de comunicação visual nos mais diversos suportes. As atividades realizadas em sala de aula proporcionam aos alunos vivenciarem experiências idênticas às que irão encontrar no mercado de trabalho”, aponta Muniz.

Quem ingressar no curso irá trabalhar com softwares específicos da área como Photoshop, InDesign e Illustrator”, explica o professor, que dá algumas dicas sobre como aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho:

– Desenvolva um olhar crítico e diferenciado do design

Esteja atento às novidades

O Design acompanha tendências de cor, layout, modelos. Você deve buscar referências infinitas e conceitos quando trabalha na área, estando sempre atento ao que acontece.

– Esteja atento às oportunidades

Um bom designer gráfico jamais ficará fora do mercado, uma vez que existe um campo de atuação muito amplo para profissionais dessa área como gráficas, jornais, agências de publicidade, ou ainda é possível abrir seu próprio negócio.

– Tenha em mente: seu trabalho é essencial

A área de design está sendo cada vez mais requisitada pelas empresas de todos os seguimentos e portes. Com isso, o profissional acaba ganhando mais espaço e relevância.

– Saia da zona de conforto

Pense sempre em soluções inovadoras e criativas para o negócio.

– Compartilhe conhecimento e adote o espírito empreendedor.

E mesmo em meio a um período de crise, o docente afirma que investir em uma especialização nesse ramo é um sinônimo de sucesso. “Costumo dizer para os alunos que um bom Designer Gráfico jamais ficará fora do ofício, uma vez que existe um campo de atuação muito amplo para profissionais dessa área”, observa o professor.

Esse cenário ocorre pois, a cada dia que passa, o mercado de trabalho se torna cada vez mais competitivo. A toda hora surgem novas empresas, novos produtos, serviços. E todos esses precisam se diferenciar um do outro e, assim, se destacar perante o consumidor.

Mercado de trabalho

Para o professor do curso de Design Gráfico do Senac-RS Márcio Lemos a atividade é essencialmente interdisciplinar, mantendo interface e diálogo com as artes visuais, Arquitetura, Comunicação, Publicidade, Jornalismo, Marketing e Ciências da Computação.

Com essa qualificação, o futuro profissional poderá atuar no mercado de trabalho em editoras, agências de publicidade, TV, revistas, cinema, criação de logotipos, embalagens e marcas, empresas de design, produção de audiovisuais, anúncios, desenvolvimento de programas de design em informática, trabalhos com animações, produção de desenhos técnicos e ilustrações, entre outros.

E aí, ficou interessado? Veja tudo que você vai aprender no curso de Design Gráfico do Senac-RS:

_História da arte e do Design;

_Princípios Básicos do Design;

_Psicodinâmica das cores, sistemas RGB e CMYK, profundidade de cor;

_Conceitos de Rafe e Layout

_Gestalt de Forma: percepção de formas e sintetização de figuras;

_Proporção áurea;

_Estudo de tipografia;

_Metodologia de criação: briefing, relatório de briefing, brainstorming, pesquisa de conceitos, seleção de conceitos e aplicação de conceitos na criação.

Programas de edição que você vai aprender:

_CorelDraw

_Illustrator

_Photoshop

_InDesign

_Arte Final

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!