Dez características que o profissional do futuro precisa desenvolver

Tempo de leitura: 2 minutos

Nas últimas décadas o mercado buscou profissionais em função do dinamismo, da diversidade e da competitividade. E as pessoas foram, aos poucos, se adequando a essa demanda. Porém, com o avanço da Covid-19 foi preciso mudar o modus vivendi e se adaptar a uma nova realidade. Para o coordenador do curso técnico em Administração da Escola Senac Pelotas, Paulo Henrique Avila, essa mudança foi feita de uma forma brusca, em um pequeno espaço de tempo. “Isso demonstrou que temos condições, enquanto profissionais, de nos adaptarmos a situações totalmente adversas, uns com mais rapidez, outros, nem tanto”, explica. Com base nisso, o coordenador sugere dez características que o profissional do futuro precisa desenvolver. E o futuro é agora!

Isso porque será preciso preparar-se para a retomada das atividades. Ou seja, “Começa agora a formação do profissional do futuro, que obrigatoriamente terá que passar por outras mudanças com focos diferentes”, afirma o especialista. Esse profissional terá que estar totalmente adaptado ao mundo novo, visto que a mudança se fará presente em todos os momentos.

Maximizar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos, com o objetivo de potencializar seus conhecimentos, habilidades, atitudes e capacidade de adaptabilidade a novas situações virou uma necessidade. Veja a lista com as dez características que o profissional do futuro precisa desenvolver:

1) Comunicação concisa e objetiva;

2) Inteligência emocional;

3) Adaptado à era digital;

4) Espírito de liderança;

5) Relacionamento interpessoal;

6) Visão estratégica;

7) Assertividade nas tomadas de decisões;

8) Comprometimento;

9) Pensamento crítico;

10) Capacidade de resolver problemas complexos.

Neste novo momento, é importante a aptidão para desenvolver a capacidade de analisar situações, ter senso crítico aguçado e um entendimento de dados e emocional. As pessoas terão que se adaptar para se tornar um profissional do futuro.

Veja também:

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *