Dia dos Namorados com moda sustentável: especialista dá dicas de presentes curingas

Tempo de leitura: 4 minutos

A Pesquisa do Dia dos Namorados da Fecomércio-RS deste ano aponta que 54,5% dos entrevistados irão comprar presentes para seu amor. Os tipos de presentes mais frequentes serão vestuário (35,6%), perfumes e cosméticos (22,9%) chocolates (11,7%) e calçados (11,7%). E já que as roupas e calçados configuram entre os itens que serão mais presenteados, que tal acertar no presente? O designer, especialista em Modelagem e docente de Moda do Senac Farroupilha Fabrício Bracco traz dicas de presentes curingas para o Dia dos Namorados, que ainda aliam moda e sustentabilidade

Como destaca o docente, precisamos considerar o cenário atual. “Pelo segundo ano consecutivo vivemos um cenário atípico que desafia nossa resiliência emocional. Apesar de estarmos recolhidos em nossas casas, a esperança por dias melhores é latente e vigorosa, reforçada pelo sentimento ancestral mais nobre: o amor. Para este Dia dos Namorados, elencamos três dicas de presentes para engrandecer ainda mais esta data, com muita consciência e afeto, carregados de estilo”.

#1 – Camisa Branca

Com infinitos modelos, a camisa branca é sempre uma peça curinga em qualquer guarda-roupa, sendo ela enquadrada em uma construção masculina, feminina ou de gênero fluido. Com grande caráter atemporal, perdurando como uma peça clássica, é de extrema importância a aquisição consciente, levando em consideração a matéria-prima natural, dando preferência para o linho e para o algodão, que são fibras naturais de grande resistência e fácil manutenção de lavagem e passadoria.

Ela vai bem com calça jeans, com calças de alfaiataria, com calça de moletom em uma composição mais casual, com saia lápis e, também, pode ser usada como vestido quando tem um comprimento mais alongado. Com certeza será a peça mais versátil no acervo pessoal do seu amor!

Marcas locais: Rico Bracco (@ricobracco);  Detalhe Básico (@detalhebasico);  

#2 – Tricô

Em ponto malha, canelados, trançados, ajour ou floating, as peças de tricô sempre são as queridinhas da estação quando o inverno bate à nossa porta. Podendo ser utilizada para uma composição mais formal ou também cotidiana, é importante considerar o conforto da peça, seja ela um casaco, um blusão, uma calça ou mesmo um cachecol, feita à máquina ou mesmo feita à mão, prestando atenção à etiqueta de composição localizada no interior da malha.

Dica: 

Dê preferência às composições naturais que podem estar presentes de forma mista ou pura. Um exemplo muito tradicional é a composição 50% algodão e 50% acrílico, que confere maior solidez de cor e evita o surgimento das temidas bolinhas (peeling), conforme o uso e manutenção. Temos múltiplas fibras  e composições disponíveis no mercado, observe o que mais combina com o estilo de quem você está presenteando e garanta esse abraço quentinho para o inverno!

Marcas locais: Santissima Tricot (@santissima.tricot); Rafaela Tomazzoni (@rafaelatomazzoni); Anselmi (@anselmi).

#3 – Bota

De cano alto, médio ou curtinho mesmo, a bota é uma companheira leal de qualquer look, tanto aplicada no verão como no inverno. É um acessório prático que compreende muitos modelos – coturno, montaria, biker, chelsea, galocha, etc  – cativando seu visual de forma contemporânea quando bem aplicado, harmonizando com os materiais que a compõem.

Dê preferência pelo design mais simples, sem tantos elementos de adorno, como fivelas e tachas. Dessa forma você garante que seu amor poderá caminhar no ritmo do estilo pessoal, sem estar atado às tendências passageiras. 

Dica: 

A bota pode ser de tecido, lona, couro ou materiais similares, como o couro sintético e couros vegetais sustentáveis, como é o caso do Piñatex, feito com fibras de abacaxi. O uso de materiais sustentáveis ou conscientes é crescente, principalmente no ramo calçadista. 

Quem sabe este presente para o Dia dos Namorados pode vir acompanhado de muita tecnologia sustentável?!

Marcas locais: Insecta Shoes (@insectashoes); Usaflex (@usaflexcaxiasdosul); Melissa (@melissaoficial)

Essas são opções curingas que agradam diferentes tipos de estilos. Lembre-se que presenteando com peças do vestuário atemporais você garante que ela possa ser utilizada por mais tempo. Além disso, busque fabricantes locais. Há inúmeras opções no Rio Grande do Sul, especialmente na região de Farroupilha. Assim, você ajuda pequenos produtores, além de deixar seu amor muito feliz!

Fabrício Bracco. Crédito: Ana Paula de Oliveira

*Fabrício Bracco é designer com pós-graduação em modelagem de moda e docente do Senac Farroupilha da área de Moda. Tem experiência docente em técnicas de modelagem e construção de peças de alfaiataria no instituto CIIND Imaginarte, Guadalajara, no México. É um apaixonado por movimentos filosóficos progressistas, contemplador da arte em suas diversas facetas, admirador de processos gastronômicos orgânicos carregados de essência e incentivador da economia circular.

Veja também:

Nova estação, novas tendências de maquiagem

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!