Dicas para tirar as melhores fotos nas suas férias

Tempo de leitura: 4 minutos

Férias e verão combinam com registros fotográficos de diferentes momentos. Por isso o professor do Curso de Fotografia do Senac Cachoeira do Sul Daniel Garcia dá algumas dicas para tirar as melhores fotos e registrar os melhores momentos, tanto para quem usa as máquinas digitais quanto para quem faz fotografia com o celular.  

Lente limpa sempre

Parece um detalhe, mas não é. Muitas vezes um risco na lente ou até mesmo uma impressão digital no vidro passam desapercebidos na hora do click, mas podem comprometer a qualidade da foto, deixando-a embaçada. Por isso, o primeiro cuidado é com o estado da lente, seja de celular ou das câmeras. Cuide também ao limpá-la para não arranhar. No caso de poeira, as câmeras podem ser limpas com um pincel.

Aproveite as horas de ouro

Em ambientes externos, o melhor momento para fazer um registro é ao amanhecer ou ao final do dia – são as chamadas “horas de ouro”. Nesses horários a entrada de luz ocorre lateralmente, dando um tom bonito à fotografia – muito diferente das fotos tiradas ao meio-dia, por exemplo, quando a luz entra centralizada do alto e cria muitas sombras duras no rosto. Além disso, as fotos nas “horas de ouro” facilitam para que os modelos permaneçam de olhos abertos, não é mesmo?

Fotos nas horas de ouro

Utilize a regra dos terços

Muita gente pensa que a melhor maneira de tirar uma foto é colocando as pessoas ao centro. Mas na fotografia é comum utilizar a regra dos terços, que funciona da seguinte forma: imaginamos duas linhas horizontais e duas linhas verticais em uma foto antes de tirá-la, formando um jogo da velha, e colocamos o objeto principal em um dos quatro pontos em que as linhas se cruzam.

Isso forma uma composição bem mais harmoniosa que a composição centralizada e deixa sempre um espaço lateral na foto, que permite mostrar mais o ambiente, contando mais sobre o lugar e o contexto. Normalmente, deixa-se o objeto virado para o lado que tem mais espaço vazio. Deve-se evitar posicionar o elemento fotografado virado para o canto menor da imagem.

Regra dos  terços
Regra dos terços aplicadas na foto.

Celulares também fazem lindas fotos

Muitas pessoas têm dúvidas se as câmeras dos celulares produzem imagens com qualidade suficientemente boa para impressão. Claro, os celulares não fotografam da mesma forma que as câmeras profissionais, mas os smartphones mais recentes estão vindo com grande qualidade fotográfica, permitindo sim uma boa impressão do arquivo. A tendência é que cada vez mais sejam utilizados, até mesmo, para posterior impressão das fotos, pela sua praticidade e portabilidade facilitadas. É possível acompanhar boas fotos com celular pela hashtag #mobilephotography no Instagram.

Foto de celular também vale.

Instagram, aliás, pode ser um grande aliado

Se você vai para um lugar diferente, que ainda não conhece, é legal fazer uma busca prévia no Instagram, para ver como as pessoas registram o destino. É uma forma de ter insights de como tirar fotografias legais da paisagem – quais são os pontos e os ângulos mais bonitos para boas fotos. Vá que o Instagram mostre uma paisagem que você nem pensou em visitar? Só não esqueça de aproveitar o destino ao invés de se preocupar apenas com os registros.

Com ou sem flash?

flash pode ser utilizado em vários momentos. Muitas pessoas pensam que ele é para situações noturnas, porém, durante o dia, ele pode servir para diminuir sombras e ser utilizado principalmente fora da câmera (flash externo), podendo criar lindos efeitos de iluminação. Mas é importante ter muito cuidado com o flash – em alguns casos, pode deixar a foto com efeito estourado, esbranquiçando partes da foto. Na dúvida, você pode fazer o registro com e sem flash e optar pela melhor foto. Vários smartphones atuais também vêm com o flash automático.

E a edição?

Programas de edições para tratamento de imagens são altamente eficazes para o toque final. “Eu indico o Lightroom e o Snapseed. O Lightroom proporciona um ajuste de cor, brilho e contraste bem completo. E o Snapseed permite aplicar ajustes locais e muitos efeitos especiais”, recomenda o professor Daniel Garcia.

Câmeras instantâneas

As câmeras instantâneas estão em alta e são uma forma vintage de registrar os seus melhores momentos. E o mais divertido: as fotos são reveladas na hora. Já pensou em fazer uma box de fotos só da viagem, todas com as datas dos registros? Há modelos que podem ser encontrados a partir de R$250,00. A única questão é que, geralmente, os pacotes de fotos não são baratos. Veja aqui um post sobre os melhores modelos de acordo com o ranking do Review Box.

Fotos de câmera instantânea.
Fotos Polaroid

Para você que vai viajar com câmera veja alguns cuidados são essenciais

– Deixe o equipamento sempre dentro de bolsa quando não utilizado, mesmo que não esteja na beira da praia

– Evite ao máximo a troca de lentes na praia, pois pode entrar areia ou outras sujeiras dentro do equipamento

– Leve junto os equipamentos que utiliza para limpeza, como bombinhas de ar, pincel macio e etc

– Não esqueça: câmeras fotográficas vão na mala de mão em caso de viajens de avião

– Se possível, utilize lentes de zoom fixo, pois não possuem anel de zoom e são praticamente lacradas para areia.

Se você vai para a praia, clique aqui para ver dicas de como cuidar da pele no sol.

Veja também:

Inglês para viagem: prepare-se para seu destino

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *