Dez dicas para uma boa entrevista de emprego on-line

Tempo de leitura: 2 minutos

Segundo dados da Instituição Paulo Montenegro, em parceria com a ONG Ação Educativa, apenas 8% dos brasileiros entre 15 e 64 anos sabem se expressar, se comunicar e compreender efetivamente. Além disso, o medo de falar em público inibe muitas pessoas em entrevistas de emprego e apresentações, principalmente de forma on-line. Sabendo dessa importância, a orientadora educacional do Senac Santa Maria Juliana Righi preparou dez dicas de como comunicar-se com qualidade em entrevistas de emprego online. Confira: 

(1) Escolha um bom equipamento de áudio e imagem

Como estamos falando de meio eletrônico, teste muito bem se o áudio não sairá com chiado, abafado ou com interferência que possa ocasionar falhas no entendimento de suas repostas. 

(2) Treine muito sua postura e apresentação 

Faça uma simulação de entrevista, gravando um vídeo ou através de áudio. Dessa forma, conseguirá perceber a entonação da sua voz, possíveis erros e onde deve melhorar. Treine e escute sua voz. Jamais decorar, pois você pode se esquecer. 

(3) Ative sua autoconfiança e conheça muito bem a empresa que irá participar da seletiva

Dominado esse conhecimento, terá mais facilidade e habilidade na hora de posicionar-se em possíveis perguntas sobre a mesma. 

(4) Esteja em um local adequado para a entrevista, com fundo neutro e uma boa iluminação (de preferência um ambiente sem interferência de outras pessoas e ruídos) 

Assim, irá sentir-se mais à vontade na hora de falar. Deixe o ambiente preparado pelo menos uma hora de antecedência e feche todas outras abas de sites ou aparelhos eletrônicos que possam deixar a conexão mais lenta. Não se atrase. 

(5) Não fique sem comer antes da entrevista, mesmo que você esteja sem fome

Ficar sem comer pode aumentar sua adrenalina e, dessa forma, prejudicar o andamento do processo. 

(6) Jamais participe de uma seletiva mascando chiclete, tomando chimarrão, café, etc. (exceto copo água)

Uma entrevista de emprego trata-se de um encontro formal, no qual você deixará a primeira impressão. Por isso, evite consumir bebidas e lanches durante esse encontro.

(7) Se você está com medo de esquecer algo que gostaria de falar, deixe sinalizado em algum bloco ou nota

São articulações que o modo virtual permite e que lhe favorecerá para que não seja esquecido nenhum ponto importante na sua apresentação. 

Anote tópicos para a entrevista de emprego online.

(8) Olhe diretamente para a câmera e responda sempre de forma clara e objetiva apenas aquilo que foi perguntado 

Nunca saia de frente da câmera e deixe o entrevistador sozinho, exceto se ele solicitar. Caso você precise se ausentar, avise o entrevistador.

(9) Cuidado com os vícios de linguagem e fala informal 

Por ser de forma on-line, muitas pessoas, tendem a associar como uma conversa informal, sem cuidados. Muita atenção com gírias, frases feitas, erros de pronúncia ou leitura de respostas prontas. 

(10) Respire profundamente antes de falar

A meditação é uma boa técnica para isso, pois ela desloca o foco dos seus pensamentos para sua respiração. É um exercício que pode ser feito em qualquer lugar e você consegue respirar profundamente antes de falar em público, três ou quatro vezes, e, assim, acalmando através do oxigênio que você inala. 

Quer treinar a fala para mandar bem em entrevistas de emprego ou em outras apresentações?

O curso de Dicção, Desinibição e Oratório do Senac auxilia no processo para qualquer tipo de apresentação, em público ou individual, com uma comunicação mais eficaz e assertiva, principalmente no ambiente profissional.

“A formação também desenvolve a questão de diminuição das interferências dos nossos sentimentos como o nervosismo. Nada é mais eficiente do que os treinamentos”, recomenda a docente Juliana. 

Veja também:

A comunicação é um problema para você? Veja como o curso de Dicção pode ajudá-lo a comunicar-se melhor

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!