Desenvolver capital humano: o valor da educação corporativa

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Hoje em dia, um dos maiores desafios das empresas é manter seus colaboradores engajados e motivados com o trabalho para que, assim, produzam mais e melhor. Muitos empresários entendem que  para a retenção de talentos, apenas oferecer bons salários e posição de destaque aos colaboradores não garante mais satisfação e que precisam de um motivo, além do financeiro, para abraçar as causas e objetivos da empresa. E é aí que entra a educação corporativa. Como afirma a consultora e docente do Senac-RS, analista comportamental e mestra em gestão e negócios Fernanda Aguiar, “a educação corporativa é uma ferramenta importantíssima para garantir o desenvolvimento do capital humano”. 

Para Fernanda, a educação corporativa é relevante para empresas e colaboradores porque o mundo vive momentos de muitas transformações, volatilidade e agilidade. “As organizações que entenderem o valor da educação corporativa terão pessoas mais preparadas e qualificadas para atenderem ao resultado esperado. Para tanto, é fundamental que haja a inclusão dessa premissa no planejamento da organização: é preciso eleger as competências a serem desenvolvidas nas equipes e que estejam em congruência com o que a organização busca”, explica a especialista. 

Pode-se afirmar, então, que o colaborador entende a educação corporativa ofertada pela empresa como um benefício, uma valorização? 

A consultora diz que quando entregamos qualificação e desenvolvimento para as pessoas estamos desenvolvendo-as, e de forma geral os colaboradores sabem disso. “Mas a percepção sobre benefício ou valorização é sempre momentânea, de acordo com o contexto que as pessoas vivenciam e não se pode garantir que elas estejam percebendo a educação corporativa como um benefício, um fomento à cultura da aprendizagem. Acredito que as empresas devam reforçar essa mensagem, através de boas ações de endomarketing, realçar o que um programa de educação corporativa pode entregar para as pessoas e para as organizações. Isso garante engajamento”.  

Portanto, a educação favorece a carreira do profissional antes mesmo do que ela proporciona para a empresa. “Portanto, as pessoas ganham muito com o desenvolvimento técnico e comportamental para sua própria jornada profissional. Essa mensagem deve estar presente na comunicação da empresa”, destaca Fernanda. 

Qual a vantagem da customização de cursos? Todos podem ser adequados para as necessidades da empresa? 

Cada empresa tem sua própria cultura, seus mitos e ritos e, portanto, nem todo programa de capacitação e desenvolvimento poderá servir para qualquer empresa. “Aí é que entra a relevância dos cursos customizados, modelados às necessidades que aparecem em cada empresa. Para que a educação corporativa seja assertiva, a primeira coisa a fazer é eleger um conjunto de competências essenciais que devem ser trabalhadas nas equipes. E aí os cursos e capacitações são customizados nessa perspectiva”, enfatiza a consultora.  

Fernanda defende muito essa abordagem para a educação nas empresas, pois os cursos prontos e oferecidos em larga escala nem sempre dão conta das necessidades apresentadas pelo ambiente do desenvolvimento humano, onde há implicações da cultura, das pessoas, do estilo de liderança, especialmente se forem cursos com objetivo de desenvolver competências comportamentais. 

A educação corporativa pode ser adotada por todas es empresas? 

A boa notícia é que, sim, qualquer empresa, de pequeno a grande porte, pública ou privada  pode adotar a estratégia de educação corporativa. E o Senac Soluções Corporativas é um canal exclusivo de atendimento para o desenvolvimento de soluções personalizadas que atendam às necessidades das organizações, abrangendo consultoria, assessoria e capacitações nas modalidades presencial ou a distância (EAD) em todos os níveis de ensino da educação profissional. 

Senac Soluções Corporativas oferta programas educacionais sob medida para cada negócio ou instituição por meio de diagnóstico situacional, possibilitando a capacitação das equipes e gestores, desenvolvidos em diversos formatos com consultoria e assessoria atuando em diversos segmentos como comércio, gastronomia, moda, gestão, responsabilidade social, saúde, tecnologias da educação e da informação, turismo e hospitalidade. 

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