Como empreender na Gastronomia durante a pandemia

Tempo de leitura: 5 minutos

A gastronomia foi um dos setores que mais sofreu com a pandemia. Diversos restaurantes tiveram suas portas fechadas por questões sanitárias e isolamento social. Os happy hours e jantares deram espaço para refeições feitas em casa. Mais do que nunca, o segmento precisa de criatividade para manter as portas abertas. Mas como se reinventar durante esse período de pandemia? Como empreender na Gastronomia?

A chef e docente da área do Senac Santa Cruz do Sul, Cátia Leal da Silveira, defende que é preciso se adequar a nova normalidade. “Hoje, mais do que nunca, devemos manter cuidados redobrados. O cenário é confuso e o corte de gastos desnecessários é muito importante. A adaptação é primordial para que consigamos superar o momento atual”, afirma. Os estabelecimentos na área da Gastronomia tiveram que se moldar rapidamente e buscar novas estratégias de venda e de relacionamento com os clientes. 

Gastronomia sofreu impacto, mas também foi uma alternativa para muita gente

Durante a quarentena, muitas pessoas também viram na Gastronomia uma possibilidade de empreender. O que era paixão virou fonte de renda e levou muita gente a se reinventar e transformar o isolamento em uma oportunidade para novos negócios. “Podemos observar que o atual momento de reclusão, combinado com o desemprego, foi decisivo para muitas pessoas colocarem em prática alguns sonhos antigos de empreender na gastronomia”, conta a chef. Porém, a capacitação é importante para esses futuros profissionais da área da alimentação. Além disso, o conhecimento é necessário para o crescimento e o bom andamento dos negócios. 

A docente do Senac Santa Cruz do Sul separou dicas para quem busca empreender na Gastronomia e inovar neste momento. Confira:

Docente Senac Santa Cruz Catia Leal
Docente Cátia Leal dá as dicas para empreender na Gastronomia.

Planejamento é o primeiro passo

Todas as ações devem ser planejadas para não ocorrer desperdícios. Você vai trabalhar com delivery? Como será a logística dessa entrega? Que tipo de embalagem será utilizada para que o alimento chegue da melhor forma possível para o consumidor? Quem irá receber os pedidos dos clientes? Você irá distribuir por meio de aplicativos? Todas essas questões devem ser consideradas. 

Reveja o cardápio

Rever o cardápio faz parte do planejamento. Adapte seus pratos a uma nova realidade e proporcione preços mais acessíveis se possível. 

Inove na hora de entregar

Tente introduzir no estabelecimento as vendas on-line e take away (quando seu cliente vai até o estabelecimento apenas para buscar o seu produto). Utilize canais como o Whatsapp para receber pedidos e se comunicar com os clientes. Mas antes, não se esqueça: planejamento é fundamental. Isso porque não adianta estar em várias plataformas, mas não dar conta em atender os clientes com agilidade e presteza. Algumas empresas também estão fazendo a entrega de caixas lindas de café da manhã, caixa presente com bolos e petiscos. Avalie essa possibilidade. 

O delivery veio mais forte e promete ficar

Use de ferramentas como os aplicativos e embalagens para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Alguns estabelecimentos ainda escrevem um “recadinho” para o cliente na embalagem agradecendo a preferência, ou ainda mandam um agradecimento por e-mail. Lembre-se que estar perto do cliente, ainda que longe fisicamente, é fundamental para manter o relacionamento e a confiança, fatores que trarão seu cliente de volta.  A pandemia promete transformar de vez o setor da alimentação, tornando ainda mais frequente o delivery. Clique aqui e veja notícia sobre

Comunicação é essencial

Empreender na Gastronomia

Mostre cada vez mais para seu cliente que seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e a segurança sanitária. Ademais, que todos os protocolos de prevenção à Covid são seguidos. Além de comunicados no local, é muito importante que os funcionários sigam as orientações, pois eles devem dar o exemplo aos clientes. Aliás, a Fecomércio-RS oferta o curso gratuito “Guia de Prevenção da Covid-19”, que pode ser acessado clicando aqui. Incentive sua equipe a fazer o curso e estar mais capacitada para este momento. 

Utilize as redes sociais e mídias on-line para divulgar o seu trabalho

Leve até as pessoas o que você está fazendo por meio de redes como o Facebook ou Instagram. Você pode usar e abusar de fotos dos seus pratos sendo preparados com todos os cuidados, e até mesmo repostar fotos dos clientes recebendo a entrega além de, é claro, fotos dos pratos que dão água na boca do cliente. O Senac também oferece um curso remoto para quem quer saber mais como utilizar as redes sociais para divulgar o seu negócios de Alimentos e Bebidas. Acesse aqui e saiba mais.

Busque manter o equilíbrio emocional da equipe

Trabalhe em parceria com sua equipe, tomando todos os cuidados necessários com a saúde física e mental de todos. 

Dê preferência para produtos locais e regionais

Além do acesso ser mais fácil, você valoriza a economia local. Trabalhar com produtores e fornecedores locais é sempre uma boa pedida, independentemente da pandemia. Neste caso, procure parceiros que entendam as suas necessidades e com os quais você possa construir uma relação de confiança. 

Fique de olho na limpeza e cuide o comportamento dos clientes

Fique de olho na limpeza e higienização do seu restaurante.

Qualquer ambiente onde haja manipulação de alimentos precisa se adaptar às novas normas sanitárias para seguir funcionando. Também é muito importante orientar os clientes, de forma educada e empatica, caso estes não estejam seguindo as orientações de prevenção à Covid. 

Não desanime, a adaptação é a parte mais difícil

Por muitos anos, o seu restaurante pode ter trabalhado de uma forma. De repente, foi necessário readaptar-se rapidamente para garantir a sobrevivência do negócio. Por isso, durante esse período de mudanças, não desanime. Teste novos cardápios, novas formas de comunicação. Avalie os resultados e siga com o que está dando certo. É o famoso ciclo: planejar, fazer, checar e agir em cima das mudanças necessárias. 

Busque o Senac caso precise de ajuda

Além de ofertar cursos na área da Gastronomia, o Senac-RS oferece cursos nas áreas de Gestão e de Marketing, perfeitos para quem precisa empreender. Por isso, não deixe de consultar o portfólio de cursos no site. Ainda tem dúvidas? Então fale conosco por aqui que podemos sugerir alguma formação conforme sua necessidade de aprimoramento. O importante é não deixar de se qualificar para fazer frente a esse novo momento e empreender na Gastronomia com segurança.

Veja também:

Inteligência emocional: como viver melhor em meio à crise

Como conquistar o cliente durante a pandemia?

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!