Ensino Médio Senac: é possível aprender de um jeito diferente

Tempo de leitura: 5 minutos

Não é fazendo o de sempre que educamos os jovens para o futuro. Com essa proposta é que foi lançado, em 2019, o Ensino Médio Senac nas escolas de Caxias do Sul e no Gestão & Negócios (Porto Alegre), sendo que as primeiras turmas iniciaram em 2020. Sim, o início do projeto do Ensino Médio Senac recém havia começado e logo mais veio a pandemia, impondo o distanciamento social.

Mas nem mesmo isso impediu que as aulas – realizadas de forma 100% on-line – fossem dinâmicas e cheias de aprendizados. Sobre isso, a pedagoga do Senac-RS, Antônia Regina Gomes Neves, destaca: “O Ensino Médio já nasceu com o pressuposto do mindset tecnológico e já trabalhava com a plataforma digital Microsoft Teams antes da migração para as aulas remotas, o que auxiliou muito no processo de adaptação de professores e estudantes”.  

Neste post, vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o Ensino Médio Senac integrado com o curso Técnico em Informática para a Internet e apresentar para você como foi o primeiro ano dessa experiência para os alunos.

Ensino Técnico integrado com o Ensino Médio: como isso funciona?

Ao contrário do que você pode imaginar, as aulas do curso Técnico em Informática para a Internet  não ocorrem no turno inverso às aulas do Ensino Médio. A organização curricular está desenhada de forma integrada e articulada entre os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os componentes técnicos profissionais, preparando o estudante para o ENEM, para o vestibular e para o mundo do trabalho

Os professores planejam juntos projetos de aprendizagem que façam sentido tanto nos componentes curriculares do Ensino Médio, como na aprendizagem técnica. Essa integração abrange o pensamento computacional, a criação de aplicativos e de sites com conteúdos aprendidos nas áreas do conhecimento, entre outros.

Mas eu não quero ser um profissional Técnico, quero ir para a faculdade quando acabar o colégio…

É o que muita gente pensa antes de conhecer a proposta do Ensino Médio Senac. Sim, ao final dos 3 anos, o aluno receberá o certificado de Técnico em Informática para a Internet (certificações de Desenvolvedor Web e de Desenvolvedor Mobile), mas, mais do que isso, o curso tem como proposta desenvolver o pensamento tecnológico dos alunos e prepará-los para um mercado que cada vez mais exige conhecimento em tecnologia da informação. Afinal, até mesmo médicos, jornalistas, advogados, arquitetos do futuro entre outros profissionais precisarão dominar conhecimentos de softwares e hardwares que ainda serão lançados, não é mesmo? 

O que tem de tão diferente no Ensino Médio Senac?

Não bastasse o ensino integrado com o curso técnico, o Ensino Médio foi muito além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a qual abrange as áreas do conhecimento como Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências a Natureza e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, acrescentando ainda a Formação Técnica e Profissional.

Ao longo da formação, os estudantes são desafiados a desenvolver um projeto de vida e um projeto profissional. Ou seja, o aluno poderá pesquisar e estudar sobre temas de seu interesse, associados à questões sociais e científicas, integrando sua curiosidade, futura atuação no mundo do trabalho e objetivos de vida. Os estudantes contam ainda com a ajuda de um professor mentor que os auxilia com todas essas questões.​

Aliás, o aprendizado baseado em projetos é um ponto forte da metodologia, assim como as experiências que viabilizem autoconhecimento e capacidade de descoberta vocacional. “Tivemos muitas atividades ‘diferentonas’ em 2020. Na verdade quase todas as aulas seguiram esse formato. Mas podemos destacar principalmente os torneios de jogos digitais, debates, júris simulados, entrevistas e webinários com convidados da comunidade e feira de projetos científicos”, relata a pedagoga do Senac-RS, Antônia Regina, sobre o ano. 

A proposta conquistou e surpreendeu os alunos que, segundo a pedagoga, relataram estarem surpresos por terem aprendido tanto, principalmente os conhecimentos técnicos, com a metodologia da aprendizagem baseada em projetos, mesmo com as aulas ocorrendo no formato remoto. 

Dia do pet na aula on-line
Aula de educação física on-line

Como o desenvolvimento do aluno é acompanhado 

Além de ser uma proposta que encanta os alunos que já conhecem a dinâmica das aulas, o Ensino Médio Senac também se preocupa em acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e conta muito com a troca de informação com os pais. “Os alunos são acompanhados de perto pelo corpo docente e pelo setor pedagógico das escolas. O acompanhamento, seja por meio de observação, trabalhos em grupo, projetos, é sempre da aprendizagem, de como estão se desenvolvendo em múltiplos aspectos da vida. Deste modo, podemos informar aos pais com grande frequência sobre o desenvolvimento dos estudantes. Esse feedback é enviado aos pais e estudantes, mas junto com ele os professores e a equipe pedagógica já preparam um plano de ação para que cada estudante possa avançar em suas potencialidades”, relata a pedagoga. 

Adriana Castagna Slongo, mãe do aluno Mateus Slongo, do Senac Caxias do Sul, assina embaixo a proposta: “Quando lançaram o projeto do Senac, nos chamou atenção pois era o que nosso filho queria fazer, mas não tínhamos  certeza quanto à proposta. Hoje, com o acompanhamento nos conteúdos e todo o processo de aprendizado, conseguimos identificar que fizemos a escolha certa e nosso filho gosta muito das aulas e está superando a expectativa. Mesmo com a pandemia, não tiveram folga: o curso teve continuidade on-line todos os dias, isso nos deu uma tranquilidade. Um curso que envolve o adolescente em suas disciplinas, conteúdos e muitos projetos para o aluno realizar. Professores capacitados, prestativos e envolvidos na condução das disciplinas, direção e coordenação sempre prestativos em retornar nossas dúvidas”, declarou.

Os docentes

Enfim, o Ensino Médio Senac é a prova de que é possível educar jovens para o futuro, de um jeito diferente. Não poderíamos deixar de citar os professores que fazem esse projeto acontecer. O modelo de ensino conta com um corpo docente preparado para atuar em um nível educacional interdisciplinar, que preconiza a reflexão por meio da tecnologia, a fim de alcançar um modo de aprender que faça sentido. Os professores estimulam que foco na aprendizagem se dê de maneira individual e coletiva, contemplando, ainda, as múltiplas inteligências necessárias para o século XXI.

Momento de integração Ensino Médio Senac Caxias do Sul (foto tirada antes da pandemia)

Você quer fazer parte?

Atualmente, estão abertas as inscrições para o Ensino Médio Senac em Santa Cruz do Sul, e mais informações podem ser obtidas clicando aqui. O Senac também tem Ensino Médio em Porto Alegre, Caxias do Sul e São Leopoldo, mas as turmas estão LOTADAS!

Veja também:

Não fique boiando: aproveite o verão para se qualificar

Jovem Aprendiz do Senac: saiba tudo sobre o Programa

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!