Que tal aprender Inglês assistindo séries e filmes?

Tempo de leitura: 4 minutos

Aprender ou melhorar a fluência em um idioma pode ser mais fácil assistindo séries e filmes, pois quando se aprende uma língua, mesmo a materna, isso acontece por meio de associação (conectar palavra ao objeto ou ação) e imitação (ouvir e repetir). “O cérebro funciona como se fosse programado para isso e pode ser observado com crianças que assistem vídeos ou músicas em inglês. Elas comumente misturam os idiomas ao falar de cores ou letras do alfabeto. E choquem! Nós não perdemos essa habilidade na vida adulta!”, afirma a docente do curso de Inglês do Senac Santa Rosa, Raquel Fernandes. Por isso, assistir séries e filmes em inglês funciona na mesma lógica.

“Com o tempo vamos associando o significado ao seu objeto, pessoa ou ação. Então, não se assuste! Você não precisa entender 100% de tudo que é falado, mas a repetição é a chave para o conhecimento de uma língua. E, se é pra repetir, o melhor é sempre repetir algo que dê prazer, certo?”, pergunta Raquel. 

Para ajudar, a docente preparou algumas dicas de séries, mas Raquel reforça que tudo que se “consumir” em inglês, ajuda! “Não tente traduzir tudo, não entre em desespero. Tente associar, compreender e dê tempo ao tempo. Para aprender uma língua é necessário tempo e dedicação”, diz. Confira a lista da Raquel: 

(1) Cobra kai  Classificação: 14 anos | Família 

Alerta: violência e linguagem imprópria. 

Uma série que surgiu em 2018 derivada do filme “Karate Kid” dos anos 80 traz consigo uma boa dose de nostalgia e atualidade, sendo um perfeito “mix” de conteúdo para assistir em família. Traz a trajetória de vida dos dois rivais Daniel LaRusso e Johnny Lawrence depois que este último decide reabrir seus dojo “cobra Kai’. 

É uma mistura perfeita de drama e comédia cheio de referências para todos as gerações! Com um inglês cotidiano e focado em relações familiares, para aqueles que gostam de artes marciais e dos anos 80, é uma ótima série para assistir com os pais ou filhos adolescentes. 

(2) POCOYO   Classificação – livre | Kids 

Uma animação 3D “fofa” da qual sou muito fã, que traz uma fotografia “clean” que não sobrecarrega a criança com imagens e tem uma narração encantadora feita pelo inglês Stephen Fry que nos leva imediatamente à memória dos antigos contadores de histórias. Nos afeiçoamos e identificamos facilmente com os personagens. A história se passa no universo do menino Pocoyo, de 4 anos de idade, lá ele vive suas aventuras com seus amigos Pato, Elly, Sleepy bird e sua cachorrinha Lola. Com poucos personagens e enredo simples que envolvem o universo da primeira infância, é ótimo para quem está iniciando no aprendizado da língua inglesa pois ele é feito para que as crianças aprendam! Repetidamente o desenho dá foco a palavras específicas e lança desafios para que as crianças (de todas as idades) aprendam e ampliem seu vocabulário. 

(3) SEX AND THE CITY   Classificação – 16 anos |  Adultos 

Alerta: cenas explícitas  

Baseada em livro homônimo, é uma série que aborda o universo feminino de uma maneira moderna quebrando vários tabus. Por mais que tenha sido produzida em 1998 e tenha apenas 6 temporadas continua atual. Um clássico, pode-se dizer. Os produtores confirmaram recentemente mais uma temporada.  

Como o nome já diz, a temática aborda a vida sexual de 4 amigas: Carrie, Samantha, Charlotte e Miranda  e seu cotidiano na cidade de Manhatan/ New York, mas vai muito além disso. É uma história sobre amores (sim, isso mesmo, amores no plural), amizade e superação. Rimos, choramos e nos identificamos com as personagens que vão enfrentando os desafios em suas vidas pessoais e profissionais. É ótima para estender e enriquecer o vocabulário para situações sociais e conversas pessoais. Como as quatro personagens principais vivem em universos diferentes suas falas são diversificadas e ricas, mas não deixam de ser cotidianas e práticas. É um mergulho num real e plural universo feminino. 

(4) PEAKY BLINDERS  Classificação – 18 anos  | Adulto 

Alerta: Violência, linguagem imprópria e cenas explícitas.  

Se você já tem um inglês legal e quer se desafiar, aqui está uma boa série! Contando a história de uma gang de origem Irlandesa que vive em Birminghan- Inglaterra durante o início do século XX é um desafio para os amantes de “accent”. Com forte sotaque Irlandês e um contexto pós guerra, a série traz intrigas entre diferentes gangs em busca de poder, mas também a relação destas com a polícia da época e o poder político além de uma delicada e forte relação familiar. 

É um drama de prato cheio, com muita violência e referências históricas da cultura Inglesa e também da Europa. 

(5) SOMEBODY FEED FEEL  Classificação Livre  | Toda a família 

Alerta: Comidas deliciosas. 

Uma série-documentário para quem gosta de cultura e comida. Durante os episódios das quatro temporadas acompanhamos o incrivelmente carismático Philip Rosenthal em diferentes países do mundo experimentando as melhores comidas, das mais baratas às mais caras.  Gostoso de assistir em todos os sentidos, nos sentimos próximos do apresentador que tem prazer em comer e fazer amizades.  

Se você se interessa por culinária, quer dicas de onde comer em diferentes cidades do mundo, compreender um pouco mais de diferentes culturas e ouvir diferentes sotaques em Inglês esta é uma ótima série. Afinal, acreditar que existem apenas 2 tipos de inglês no mundo não dá mais né… 

teacher Raquel Fernandes é docente de inglês do Senac Santa Rosa, amante de arte e cultura, formada em Artes Cênicas, professora de teatro, atriz e diretora. Morou mais de três anos na Europa. Será uma das speakers do FUNtastic Summer, projeto do Senac-RS que, a partir de 20 de janeiro, promove em todo Estado nove aulas temáticas de inglês voltadas a crianças, jovens e adultos. Os encontros serão gratuitos e transmitidos pelo YouTube do Senac-RS.  

O projeto reunirá docentes da capital e de diferentes municípios do interior do Rio Grande do Sul em aulas que abordarão temas como séries, receitas gastronômicas, maquiagem e técnicas de penteado, além de oficina de slime para crianças, Instagram e Tik Tok Tips para adolescentes. O objetivo é experimentar o idioma de inglês a partir de vocabulários específicos, gírias e vivências na língua alvo. 

As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no site www.senacrs.com.br/funtasticsummer. Os inscritos receberão por e-mail, após as aulas, um material exclusivo sobre os conteúdos abordados no encontro. 

Veja também:

Organize-se agora para aprender inglês em 2021

Inglês para crianças: 5 motivos para seu filho participar das oficinas do Senac-RS

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!