GPTW Mulher: o que representa estar entre as Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil

Tempo de leitura: 6 minutos

Pelo terceiro ano consecutivo, Sesc/RS e Senac-RS estão entre as Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil, conforme pesquisa realizada pelo Great Place to Work (GPTW). A premiação ocorreu nesta quinta-feira (24) e anunciou as 70 melhores empresas que fazem parte da lista seleta do GPTW Mulher. Mais do que uma posição em um ranking, no entanto, esse resultado reflete a vida das colaboradoras dentro do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. 

Mas quais são as práticas e ações que nos colocam nessa posição? 

Princípios institucionais

Eles são a base de tudo e guiam o dia a dia nas instituições. O “Respeito à Diversidade” e a “Responsabilidade pelo Todo” fazem parte da lista de princípios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e são aplicados desde o início do processo seletivo, sendo as seleções fundamentadas na competência técnica do candidato e da candidata, independentemente do gênero. 

Para a gerente de Recursos Humanos do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Elizabeth Carvalho, o resultado do GPTW Mulher é motivo de comemoração e mostra que as entidades estão cumprindo com seus princípios, contribuindo para uma sociedade mais igualitária. 

“Sermos reconhecidos no ranking das Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar é motivo de muito orgulho para nós. Buscamos, em todas as nossas práticas, criar um ambiente que valorize o talento feminino, dando oportunidades de desenvolvimento e crescimento na carreira para todas elas. Com isso, penso que damos uma contribuição diferenciada para a mudança cultural, participando da construção de uma sociedade mais justa”, declara a gerente. 

Mulheres são a maioria no quadro geral e a maioria em cargos de gestão

Para participar do ranking do GPTW Mulher, as empresas precisam ter, no mínimo, 15% de mulheres em cargos de gestão e 15% no quadro geral, além de já serem certificadas como empresas GPTW. Os números de ambas as instituições mostram que os resultados são superiores ao mínimo previsto. No Sesc/RS, a força de trabalho feminina corresponde a 67% do número total de funcionários; já o Senac-RS soma 65% de mulheres em seu quadro funcional. Além disso, 60% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres no Sesc/RS, enquanto que, no Senac-RS, este número é de 58%

Programa Diversidade – Pilar para Elas

Ao todo, 23 colaboradoras do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac fazem parte do Pilar Para Elas – um dos cinco pilares do Programa de Diversidade Para Todos (além do Para Elas, há o Humanidades, o programa é formado pelos pilares Cidadania, Humanidade, Igualdade e Gerações), que tem como objetivo trabalhar e ampliar as ações relacionadas à diversidade. 

São as colaboradoras deste pilar que pensam em ações para todas as mulheres que fazem parte da força de trabalho – majoritariamente feminina. Uma das ações promovidas pelo Para Elas, por exemplo, foi a Semana de Combate à Violência contra as Mulheres, realizada entre 23 e 27 de novembro de 2020. Durante a programação, várias atividades foram realizadas para discutir o tema e dar visibilidade ao Dia Internacional da Não-Violência Contra às Mulheres. Entre elas, o lançamento da cartilha “Violência contra as mulheres: vamos juntos acabar com o abuso”, que esclarece os principais tipos de violência e orienta sobre como pedir ajuda e como ajudar.

Clique aqui para ver a cartilha.

Sesc/RS e Senac-RS são signatários dos WEPs da ONU Mulheres (Princípios do Empoderamento Feminino)

As organizações também são signatárias dos WEPs da ONU Mulheres (Princípios do Empoderamento Feminino). Ao assinar os WEPs, a empresa assume publicamente o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres e passa a fazer parte de uma rede global das Nações Unidas.

Em 2020, Sesc/RS e Senac-RS participaram ativamente das conversas promovidas pelo ONU Mulheres, com ampla participação de colaboradores e gestores. Com acesso a uma série de palestras on-line sobre temas diversos, conseguimos disseminar conceitos e promover reflexões acerca da não-discriminação. 

Com a palavra, ELAS

Estar em uma lista do GPTW Mulher só é significativo se este resultado fizer sentido para as mais de 2 mil colaboradoras do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. Por isso, perguntamos a elas: por que aqui é um excelente lugar para você, enquanto mulher, trabalhar?  É o que várias colaboradoras nos contaram e compartilhamos alguns dos relatos:

Adriana de Lima e Silva | Sesc Gramado

“Sabemos que a inclusão passa por respeitar a liberdade e garantir o bom convívio social de pessoas com identidades, culturas, origens e religiões diferentes. Inclusão efetiva demanda que se valorize ativamente a individualidade de cada profissional, entendendo a diversidade de forma natural, com autonomia e com empoderamento, independentemente de suas características físicas ou peculiaridades pessoais. Trabalho no Sesc Gramado há 13 anos e aqui encontrei todas as formas de me realizar. Passei por alguns setores até chegar na função atual (assistente administrativo), sempre incentivada a me desafiar e buscar conhecimento constante. Sinto-me valorizada e respeitada por todos. O momento da foto foi referente ao colaborador Destaque, atividade interna que o Sesc Gramado faz a cada trimestre para demonstrar e agradecer o empenho dos colaboradores.”

Daniele Cristina Figueiró Conceição | Núcleo de Recursos Humanos

“Iniciei minha jornada profissional aos 16 anos. Desde sempre precisei conquistar e buscar o meu espaço, com muita dificuldade por vários fatores: ser mulher, negra e mãe. Quando eu ingressei no Sesc/RS, foi incrível. Desde o primeiro contato na seleção, eu já sentia que aquele era o lugar pra mim. E desde o momento da minha admissão, tudo mudou na minha vida – na minha casa, nas minhas relações. Eu “renasci”. A empresa tem uma cultura única, uma preocupação com o ser humano, com a qualidade de vida. Eu não tenho palavras para descrever tamanho orgulho em dizer que faço parte deste time tão maravilhoso.

 A dupla jornada também é um obstáculo para nós, mulheres, alcançarmos cargos de chefia no mercado de trabalho – o que explica o fato de sermos ainda minoria nessas ocupações. Porém, quando a empresa acredita no potencial de cada um e não propaga o discurso de que “as trabalhadoras mulheres, por serem mães, têm menos tempo para atividades fora do expediente”, tudo é possível, pois todas nós somos mais que isso. Eu tenho três filhos, mas sempre viajei a trabalho. Já viajei por vários dias a trabalho e isso não me impediu de produzir, ser melhor como mãe, como esposa e como profissional; muito pelo contrário, me fortaleceu, fazia eu me sentir útil e profissional, com garra e responsabilidade. 

Já rompemos muitas barreiras.  Acho que agora é uma questão de tempo trazer as mulheres para lugares cada vez mais importantes.”

Danielle Oliveira Luz | Núcleo Econômico Financeiro

Minha história com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac iniciou ainda na adolescência como aluna, e, aos 20 anos, me tornei funcionária em uma escola do Senac. Depois, segui para o Departamento Regional e atualmente integro o Programa de Backups – voltado ao desenvolvimento de novas lideranças. São 8 anos de vivências que me permitiram deixar de lado o sentimento de vulnerabilidade por ser mulher, jovem e ter objetivos que pudessem ser considerados audaciosos, para ter a certeza de que meu caminho seria trilhado de acordo com meu trabalho, minhas entregas e meus esforços, de igual para igual. Por isso, lugar de mulher, na Fecomércio, é onde ela quiser!

Roselaine Rodrigues Ferreira | Senac Santa Cruz do Sul

“Eu me sinto muito orgulhosa e feliz por poder fazer parte da equipe do Senac Santa Cruz, uma empresa que visa sempre proporcionar um ambiente seguro, confortável, um lugar que mantém um enorme respeito com nós mulheres, que nos dias atuais estamos cada vez mais empoderadas e mais independentes. Tenho uma enorme gratidão por fazer parte dessa equipe que me valoriza e me incentiva a correr mais e mais atrás dos meus objetivos.”


Quer saber mais sobre como o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac valoriza a diversidade? Clique aqui para ler o post.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!