Os segredos para ser uma manicure de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem nunca ouviu falar ou até mesmo passou por uma situação em que o atendimento na área da Beleza, executado por uma manicure, por exemplo, gerou insatisfação? Conforme aponta a docente do Curso de Manicure Aniele Euzébio, a profissão de manicure, para gerar bons frutos ao profissional, precisa ser levada a sério, pois não se trata apenas de um “bico”: exige técnica e muita prática! Por isso, trouxemos aqui algumas dicas para quem está começando como manicure e quer se tornar uma profissional de sucesso.

Seja simpática, mas sem tirar o foco da tarefa

Segundo a docente Aniele, um erro muito comum de quem está começando é querer dar a máxima atenção ao cliente, a ponto de tirar a atenção da tarefa. Quando a manicure distrai-se, ela tem mais chances de equívoco, além de demorar mais para finalizar o trabalho e atrasar a agenda de outras clientes. Outra questão que pode gerar incômodo na cliente é conversar com colegas de trabalho durante o atendimento, pois dá a impressão de que a profissional não está se concentrando no trabalho.

Logo, foque na simpatia, mas sem esquecer de que a cliente busca um serviço perfeito e executado com capricho, acima de tudo. 

Demonstre seus conhecimentos e esclareça mitos e verdades

Essa é uma ótima forma de demonstrar o quanto você é uma profissional qualificada. Um mito bem comum entre as clientes, por exemplo, é achar que o esmalte vermelho fortalece as unhas. Precisamos lembrar que o que fortalece as unhas é uma alimentação saudável, ingestão de água e de vitaminas, enfim, ter uma vida saudável. Esmalte vermelho NÃO fortalece as unhas, apenas dá essa impressão devido à película mais espessa que se forma em alguns casos. 

Enfim, quando você demonstra conhecimentos para as clientes sobre os cuidados com as unhas, está também se colocando no lugar de especialista no assunto e, logo, alguém que estuda e pratica, o que é ótimo para a imagem de qualquer profissional. 

Cuidado com os excessos

Retirar a cutícula demais, lixar e polir em excesso pode prejudicar as unhas. Quando retirado um pouco além do limite, corre-se o risco de lesão na área e insatisfação da cliente. Polir e lixar mais de uma vez na semana também pode ocasionar o enfraquecimento das unhas. O indicado é lixar uma vez na semana e polir no máximo de 15 em 15 dias se necessário.

Busque por uma variedade de cores e saiba as tendências 

Cores esmalte

Tem aquelas clientes que, toda a semana, esmaltam as unhas com o mesmo tom. Mas outras preferem variar a cada semana e, inclusive, querem experimentar as novidades – tanto de formato quanto de tom. Esteja por dentro das novidades, que são inúmeras hoje, e das cores da moda. Os lançamentos de novos esmaltes são muito influenciados pela moda, pela estação do ano e, principalmente, por atrizes famosas e influenciadoras. 

As clientes gostam de profissionais com domínio das técnicas e que também buscam se atualizar.

O mais importante de TUDO, faça o trabalho com capricho

Uma manicure e pedicure que executa o trabalho com excelência tem clientela garantida. Não podemos esquecer que o “marketing boca a boca” é muito característico na área da Beleza – é geralmente uma amiga que indica para outra, e assim por diante. E, claro, amigas indicam profissionais em quem confiam. 

Mas como torna-se uma profissional com excelência? Não há fórmula mágica. “É preciso executar muitas vezes. É a prática que nos leva à perfeição”, destaca a docente da área, Aniele Euzébio. É o capricho, experiência e muita dedicação que vão tornar a profissional mais habilidosa.

Curso de Técnicas de Manicure, Pedicure e Bem-Estar 

A formação é ideal para quem busca ingressar na área da Beleza como um profissional especializado em manicure e pedicure. Com 80 horas, o curso de Técnicas de Manicure, Pedicure e Bem-Estar do Senac prepara o profissional para executar as seguintes tarefas:

Atuar conforme normas e legislações vigentes;  

Realizar a avaliação, conforme a anatomia da unha e o histórico de saúde do cliente;  

Utilizar Equipamentos de Proteção Individual – EPIs;  

Higienizar o ambiente de trabalho;  

Realizar a higienização e esterilização dos materiais, utensílios e equipamentos;  Realizar o descarte correto dos produtos;  

Retirar o esmalte, se necessário;  

Realizar o corte reto das unhas;  

Lixar as unhas para harmonizar o corte;  

Empurrar as cutículas, retirando o excesso;  

Esmaltar as unhas;  

Decorar as unhas de acordo com técnicas da atualidade;  

Realizar procedimentos de relaxamento e bem-estar para pés e mãos, conforme as técnicas de massagem para hidratação de pés e mãos. 

Veja também:

Design de Sobrancelhas: cinco erros comuns que cometemos nas sobrancelhas

Saiba tudo sobre o curso de Cabeleireiro e como se dar bem nesse mercado

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!