Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Tempo de leitura: 2 minutos

O mundo está passando por momentos difíceis e a pandemia está tendo e terá efeitos colaterais inimagináveis em diversos setores. A economia é um deles e, por isso, o mercado de trabalho deve sofrer alterações também, tanto na oferta, quanto na procura. E para quem quer se recolocar no mercado de trabalho, é fundamental analisar a situação e planejar.

Para se reinventar é preciso se arriscar e pensar fora da caixa. Ás vezes nesse processo erros podem ser cometidos e alguns obstáculos encontrados, mas eles fazem parte do desenvolvimento para uma pessoa tornar-se mais consciente e capacitada. 

Segundo o estudo mais recente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o tempo médio de recolocação profissional é de 14 meses. Por isso, as docentes do Senac EAD, Aline de Vargas Nunes e Jaiza Gomes Duarte Lopes, separam algumas dicas de como se reinventar no mercado de trabalho que podem ser úteis tanto no período de pandemia, quanto quando as coisas se acalmarem. Confira:

_Defina um objetivo: onde você quer chegar? Qual atividade você deseja realizar? Qual remuneração você almeja?;

Defina um objetivo

_Repense sua vida profissional até agora, faça uma análise dos seus pontos fortes e fracos, para isso você pode utilizar vários métodos disponíveis;

_Diante dessa crise que vivemos é preciso fazer uma análise do mercado e pesquisar as mudanças que ele está vivendo: algumas são momentâneas e outras são mais permanentes;

_Busque entender quais as habilidades e conhecimentos que o mercado está requisitando. Se pergunte: O que eu preciso ter? O que eu preciso saber para conseguir a colocação que eu desejo?

_Diante dessas respostas se proponha a aprender coisas novas. Às vezes é preciso buscar novos caminhos;

Se proponha a aprender coisas novas

_Se for necessário faça cursos de aperfeiçoamento para reforçar as habilidades e conhecimento que você já possui;

_Tenha inteligência emocional para passar por esse processo. Pode ser difícil, mas neste momento é importante reconhecer e saber lidar com suas emoções;

Lembre-se sempre de se planejar com antecedência e pensar bastante no próximo passo que será dado. O momento é conturbado e ainda não há previsões claras e precisas sobre como será o mercado de trabalho em um cenário pós-pandemia.

Veja também:

Aproveite a quarentena para ter sua primeira experiência EAD

Marketing pessoal: como você se “vende”?

Quer aprender conteúdo novo e de graça? Acesse o portal Perto de Vc do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac!

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *