Não fique boiando: aproveite o verão para se qualificar

Tempo de leitura: 3 minutos

Verão lembra sol, calor, mar. Mas para quem precisa se colocar no mercado de trabalho ou buscar uma promoção, a estação mais quente do ano é também sinônimo de oportunidade de aprendizadoépoca para buscar novas vagas. Você pode aproveitar as férias, o fato de a cidade muitas vezes estar mais vazia. Além disso, no início do ano, temos o costume de estar com o gás todo e muita vontade de mudança. Então que tal aproveitar o verão para se qualificar? Confira 5 dicas para você aproveitar essa época e não ficar boiando no mercado de trabalho.

 

Coloque a qualificação profissional no seu planejamento

Planejamento 2021

Muita gente começa o novo ciclo com a ideia de que “neste ano, eu preciso mudar de emprego ou ser promovido”. Acontece que para alcançar esse objetivo é preciso mais do que vontade. Mostre para sua empresa e para o mercado que você está buscando formas de evoluir profissionalmente e contribuir. Como fazer isso? Primeiro entenda quais são as habilidades que você quer melhorar ou dominar mais ainda e defina um foco. Depois, veja quais são os cursos que atendem a essa necessidade. Planeje aqueles que você quer fazer e os livros que você quer ler e, se possível, comece agora mesmo! Uma meta postergada pode se tornar uma meta não realizada!

Não pode fazer um curso de longa duração? Procure opções com menor carga horária

Às vezes, aquela formação tão desejada não está ao nosso alcance imediato, seja porque é curso de longa duração (6 meses ou mais, por exemplo), ou por questões financeiras. Mas isso não precisa ser um impeditivo para a sua qualificação profissional. No Senac há cursos com 20, 30 horas. Um exemplo é o curso de Dicção, Desinibição e Oratória. A formação prepara o aluno para uma comunicação eficaz em diferentes ocasiões, o que é muito útil independentemente da área de atuação, não é mesmo?

Ainda não tem cadastro no LinkedIn? Faça agora mesmo!

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo hoje! Já são mais de 600 milhões de usuários. Muito além de um currículo, a ferramenta é excelente para fazer networking e conectar-se com oportunidades de trabalho, além de ter diversos conteúdos relacionados ao mercado e carreira. Caso você queira explorá-lo da melhor forma, o próprio LinkedIn ensina como aproveitar ao máximo a rede

Busque por entrevistas de emprego mesmo no verão (e atualize seu currículo)

Não é porque é verão que as empresas estão paradas. Portanto, há sim oportunidades ofertadas e uma delas pode ser sua. Não deixe o medo de não conseguir ou a ideia de que são poucas vagas atrapalharem a sua busca! Está empregado e não tem certeza se quer sair da sua posição atual? Você não precisa se precipitar, mas pode ir a uma entrevista para conhecer novas possibilidades e testar seu desempenho em entrevistas de emprego. 

Por fim e não menos importante: não desista!

Um estudo da Universidade de Scranton (EUA) aponta que apenas 8% das pessoas conseguem cumprir suas resoluções de ano novo. Se a educação profissional é uma das suas, não desista; busque uma forma de viabilizá-la. Lembre-se, o Senac-RS sempre terá um consultor de carreira a sua disposição caso queira conversar sobre as diversas possibilidades de qualificação. E se você ainda não planejou sua carreira para 2021, neste post aqui falamos sobre o assunto.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!