Networking: confira 10 dicas para potencializar a sua carreira

Tempo de leitura: 4 minutos

Construir uma sólida rede de contatos é essencial para quem está em busca de novas ou melhores oportunidades no mercado de trabalho e, principalmente, para quem quer empreender, seja na sua empresa ou carreira. Mas você sabe como otimizar a sua rede de relacionamentos, também conhecida como networking, para potencializar a sua carreira? Ou melhor, você sabe quem faz parte da sua rede e como os seus contatos o veem? 

O professor dos cursos de liderança do Senac-RS, Henrique Canfield, conduziu um bate-papo sobre tema durante a Semana do Empreendedor, realizada pela Fecomércio-RS neste mês de outubro e, junto com o CEO da plataforma Boxcis – rede de negócios que tem o objetivo de conectar pessoas e negócios, Célio Bernardi, deu dicas valiosas para quem quer dar um up na sua carreira, aproveitando as redes de relacionamento como forma de crescimento profissional e pessoal. 

Confira as dicas para potencializar a sua carreira por meio do networking: 

1) Saiba se posicionar

Bernardi, que é diretor de assuntos organizacionais da Associação Empresarial de Florianópolis – ACIF, destaca, para quem é empreendedor, a importância de saber onde a empresa está e para onde quer ir. “No caso de empresários, é essencial saber os órgãos que regulamentam e coordenam seu setor e fazer essa relação, para se posicionar junto ao público de interesse”. 

2) Faça trabalhos voluntários

Fazer trabalho voluntário, além de trazer resultados positivos para quem precisa de algum tipo apoio, é ótimo para criar laços e aumentar a rede de contatos. “Serve como experiência no currículo. Existem grandes organizações que oferecem essa possibilidade. É ótimo para a carreira, para aumentar a rede e, principalmente, para conhecer pessoas”, destaca Canfield.

3) Observe seu círculo de relacionamentos

Use as redes sociais a seu favor.

Parentes, amigos, vizinhos, grupos no Facebook, fornecedores, colegas de trabalho, tudo faz parte da sua rede de contatos. Sabendo quem é minha rede, é necessário pensar: “O que eu posso fazer para fortalecer esses relacionamentos? O que eu levo de valor para as pessoas e grupos que eu participo? Eu estou compartilhando algo interessante? ” Nesse ponto, Canfield faz um destaque “é necessário que sejamos interessantes e não interesseiros quando o assunto é ativar nossa rede de contatos”. 

4) Aproveite os eventos empresariais

Se você vai a um evento, saiba quem vai estar lá, chegue antes, se apresente, troque cartões, fique após o evento e inicie conversas mostrando quem é você. Não tenha medo de se apresentar e mostrar o seu trabalho, mas não esqueça: “evento é relacionamento, é conhecer pessoas, conversar, trocar ideias e não vender produtos”, enfatiza o professor, que também destaca: “pontualidade e educação também contam muitos pontos nesse tipo de contato”. 

5) Use a tecnologia a seu favor

Existem vários aplicativos como de salas de coworking que são interessantes de estar. “Mesmo que a pessoa não tenha necessidade de trabalhar de um coworking, é importante fazer visitas a esses lugares, pois em ambientes assim é possível fazer interações com pessoas também interessadas em novos contatos”, destaca Canfield. O CEO da Boxcis também destaca que estar nas redes sociais é requisito básico e sugere o uso de ferramentas já disponíveis nessas mídias. “O bluetooth do Linkedin é muito usado em eventos para que as pessoas que estão naquele ambiente possam se conhecer e trocar contatos”, destaca Bernardi. 

6) Aposte na qualidade e não na quantidade

Networking não é quantidade, mas sim a qualidade dos contatos que você mantém. “Avalie a qualidade da sua rede, pois é isso que vai fazer você alcançar espaços, pessoas e organizações que certamente trarão muito mais retorno para o que você está buscando”. 

7) Busque sempre conhecimento

Para todos os setores da nossa vida a busca por conhecimento é fator determinante para o sucesso. Bernardi também fala da importância de estar aberto para aprender com o próximo. “Se capacite para que o aprendizado gere retorno. Leia livros, vá atrás de novidades sobre o setor, saiba o que de novo está acontecendo dentro dos círculos de relação que você está inserido”. 

8) Tenha cuidado com posicionamentos fortes

Evite posicionamentos muito fortes nas redes sociais. “Às vezes demoramos uma vida inteira para criar uma boa reputação e por pequenos deslizes acabamos desfazendo importantes laços. Etiqueta virtual é muito importante, principalmente dentro do contexto que estamos inseridos atualmente, onde todos acessam redes sociais e buscam informações nesses canais”, fala o docente. 

9) Saiba esperar para obter resultados

O networking é uma relação de confiança, que não acontece de um dia para o outro. Quando falamos de networking empresarial, é muito importante destacar que a confiança entre o cliente e a empresa acontece somente com o tempo. Canfield enfatiza a importância de ter paciência para construir uma rede de contatos. “Eu só consigo me aproximar das pessoas se eu realmente me interessar em conhece-las e isso só alcanço com o tempo”, acrescenta. 

10) Deu match e agora? 

Match no trabalho, relacionamento profissional.

Depois que se estabelece um relacionamento de confiança com outras pessoas, seja empresarial, ou não, esse relacionamento tem que ser bom para você e para a outra pessoa, somente assim damos match quando o assunto é uma rede de contatos que traz resultados positivos para sua vida, ou para a sua carreira.

Agora é hora de colocar em prática! 

Experiência e vivência são essenciais para o sucesso das relações. Ter contatos que irão trazer resultados para você é requisito básico para se destacar no mercado de trabalho. Coloque essas dicas em prática e obtenha sucesso na sua carreira. 

Veja também:

Como inovar meu negócio com o uso da criatividade

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Marketing pessoal: como você se “vende”?

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!