O Halloween irlandês: onde tudo começou

Tempo de leitura: 2 minutos

Lucimar Costaprofessor de Inglês do Senac Ijuí

Conhecido no mundo todo, o Halloween tornou-se muito famoso com a ajuda do cinema americano, que retrata muito bem esse festejo. É claro que essa comemoração se modificou muito ao longo dos anos, mas a pergunta é: você sabia que essa data não se originou nos Estados Unidos? De acordo com os historiadores, o povo Celta seria o responsável pela criação dessa data, idealizada, em um primeiro momento, apenas para celebrar a chegada do inverno na Irlanda. Segundo as crenças celtas, nesse período do ano o mundo dos mortos se conectava com o mundo dos vivos, criando um laço entre os dois mundos.

Originalmente, o Halloween não trazia nenhum tipo de “demonização” sobre essa data. Porém, com a chegada do cristianismo, essa comemoração passou a ser fortemente relacionada com os espíritos, passando, então, a ser atrelada a algo macabro. A palavra Halloween vem da junção de dois vocábulos: “Hallow” (santo) e “Eve” (véspera). Aqui no Brasil, essa data ficou conhecida como o Dia das Bruxas e, então, comemorada no dia 31 de outubro. Apesar da expressão “Trick or Treat” ter se popularizado nos Estados Unidos, essa prática já era feita pelos celtas que ofereciam comida com o intuito de guiar os espíritos perdidos, protegendo suas plantações.


No ano de 2018, então, tive o privilégio de ver de perto como essa festa de fato acontece nesse país tão incrível que é a Irlanda. Diferentemente do Brasil, na Irlanda é muito comum a participação ativa das famílias e é comum que nessa data as casas estejam devidamente decoradas, por fora e por dentro.

Casa decorada com a temática do Halloween
Casa decorada com a temática do Halloween

Os pubs não se intimidam no que diz respeito à criatividade. É a data em que toda a União Europeia viaja para a capital Dublin para curtir o feriado. Curiosamente, o Halloween e o Saint Patrick’s Day são as comemorações que mais trazem lucro para o país, pois as vendas triplicam e a quantidade de turistas aumenta consideravelmente.

Tradicionalmente, todos os anos acontece o desfile de Halloween pelas ruas de Dublin, chamado de Bram Stoker Festival, em homenagem ao escritor nascido na Irlanda conhecido pela sua obra “Drácula”. O festival relembra como era celebrada essa data através da música, da dança, da contação de histórias macabras, das feiras temáticas e dos incríveis bonecos gigantes. Além disso, provavelmente você também verá pelas ruas da cidade incríveis intervenções de artistas, demonstrando todo o seu orgulho pela data.

Para você que também ama celebrar esse dia, se possível, sinta de perto os encantos do país que originou essa festa. Possivelmente os irlandeses receberão você de braços abertos. Caso isso não seja possível, fantasie-se, maquie-se e curta a magia do Dia das Bruxas aqui do Brasil mesmo. Happy Halloween!

Família celebrando o Halloween.

Veja também:

Você com a cara do Halloween

Halloween em casa: receitas horripilantes para a data

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!