Tudo o que você precisa saber sobre a profissão de Confeiteiro

Tempo de leitura: 3 minutos

Você descobriu que a Confeitaria é o que você gosta mesmo e sonha em trabalhar na área, mas ainda tem dúvidas sobre a profissão? Suas incertezas acabarão com as informações abaixo sobre o curso de Confeiteiro, verificadas diretamente com os docentes da área de Gastronomia do Senac-RS.

Afinal de contas, somente no ano passado (2018), mais de 7 mil alunos fizeram cursos relacionados à área na instituição! Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre a profissão de Confeiteiro:

O eterno aprendiz

Você já reparou o quanto a confeitaria segue tendências? O quanto surgem técnicas novas? Sim. Isso acontece o tempo todo! Uma hora a moda são os bolos confeitados com merengue; em outro momento são os naked cakes que roubam a cena. Por isso, saiba que para ingressar e se manter como um confeiteiro de renome é preciso ser um eterno aprendiz – é o que garante a docente Ana Elisa Passos, do Senac Santa Cruz do Sul.

Arte e criatividade

Outro requisito básico para atuar no ramo: ser criativo e ter facilidade com trabalhos manuais. Afinal, confeitar é uma arte. Envolve a preparação de geleias, massas diversas, cremes, caldas, glacês, merengues, chocolates, caramelos e sobremesas. Tudo isso, claro, com criatividade e seguindo os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos, zelando pelas condições de segurança no local de trabalho.

Organização, por favor!

O confeiteiro ainda precisa compreender e dominar as técnicas exigidas pelo mercado como organização, planejamento, qualidade, higienização dos equipamentos e do ambiente de trabalho. Logo, persistência, proatividade, dinamismo e muita motivação são características indispensáveis.

Ofertas na área? Sim Senhor!

É escasso o número de profissionais qualificados disponíveis para as vagas oferecidas. A profissão ganhou uma grande visibilidade por meio dos programas de reality shows, mas as vagas exigem bastante. Há mercado para o profissional em padarias, cafeterias, hotéis, supermercados, entre tantos outros. Vale lembrar que muitas pessoas que fazem o curso já são profissionais se aprimorando. Então, quem mantém uma boa postura na sala de aula costuma receber convites ou indicações de colegas de curso para vagas”, afirma a docente Ana Elisa.

Partiu empreender?!

Diante da crise de trabalhos formais no País, empreender na área da Confeitaria é uma realidade cada vez mais presente. Segundo o SEBRAE RS, entre as atividades mais procuradas pelos empreendedores iniciais (pessoas que recém abriram um negócio), as relacionadas à Gastronomia passam de 25% dos negócios. Além disso, um estudo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que a área gastronômica cresce em média 10% ao ano.

Mas afinal, o que EU aprendo durante o curso?!

TUDO o que falamos anteriormente e mais um pouco! No Senac-RS, além de você aprender as técnicas de confeitaria, você vai entender sobre custos de produção, como fazer orçamentos, como empreender na área, como trabalhar em equipe e muito mais!

Gostou? Então saiba mais:

Veja também:

Descubra os segredos do curso de Cozinheiro

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!