St. Patrick´s Day: conheça as origens da celebração

Tempo de leitura: 6 minutos

Por Camila Aguiar dos Santos  – docente dos cursos de Inglês – Senac Santana do Livramento 

No dia 17 de março é comemorado mundialmente o St. Patrick’s Day (ou, em português, Dia de São Patrício), data festiva da cultura irlandesa que se expandiu para outros países. Nesse dia, as pessoas têm como hábito vestir roupas verdes e beber cerveja verde. Mas quem é São Patrício e o que ele significa para as culturas de língua inglesa? 

Saint Patrick
Representação de Saint Patrick em desfile de 17 de março.

São Patrício nasceu na Inglaterra no final do século IV, onde viveu até seus 16 anos. Tinha crenças e costumes pagãos e ainda não se chamava Patrício. Foi sequestrado por piratas e vendido como escravo para os irlandeses, vivendo em cativeiro por cerca de seis anos. Conseguiu fugir da prisão retornando à Inglaterra onde estudou 12 anos em um mosteiro, adquirindo título de bispo católico. Foi quando ganhou o nome de Patrício.  

Patrício sentiu um chamado divino e retornou à Irlanda com o objetivo de livrar o país do paganismo celta. Os druidas não gostaram e tentaram prendê-lo várias vezes, mas ele sempre escapou. Depois de passar 30 anos sendo missionário na Irlanda, foi para County Down e lá permaneceu até a sua morte.   

Foi somente em 1903 que criaram o feriado de St. Patrick’s Day e, há mais de mil anos, a data é tida como um feriado nacional na Irlanda. É uma das mais importantes do ano e espalhou-se pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. As pessoas aproveitam para beber muita green beer (cerveja verde), cor símbolo das comemorações.   

Existem diversos símbolos da celebração, sendo o trevo de quatro folhas o mais conhecido. A planta também era considerada sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera. Durante o século XVI, enquanto os ingleses confiscavam terras irlandesas e desenvolviam leis contra o idioma e a prática do catolicismo, o trevo tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente. Os outros símbolos são os duendes e a Cruz Celta.

Por meio dessa breve história de São Patrício, pode-se observar, também, que conhecer a cultura irlandesa ajuda muito no aprendizado do idioma inglês. Conhecer novas culturas é muito vantajoso. Pode ser útil na preparação para os desafios futuros desse mundo cada vez mais conectado. O inglês tem papel decisivo nisso, uma vez que pode facilitar o contato com diferentes culturas, independentemente se elas o utilizam como idioma oficial ou não. 

O contato com novas culturas permite que os alunos de idiomas descubram fatos sobre a história e sociedade de diversos povos. O contato com festivais, tradições, feriados e até mesmo com a culinária de um país diferente pode despertar uma curiosidade muito benéfica nos alunos, que se sentirão muito mais inclinados a estudar mais sobre esses assuntos. Além disso, amplia a visão de mundo e permite que vejamos com um olhar muito mais rico tudo o que nos cerca.  

Experiências e visão de mundo são dois combustíveis poderosos para a criatividade. As referências culturais diversas, conhecimentos históricos de vários lugares diferentes e o maior interesse por diferentes assuntos gerado pelo simples contato com essas referências ajudam os alunos a serem ainda mais criativos. Então, é de suma importância o estudo do idioma e da sua parte cultural, pois ambos são extremamente estimulantes para o desenvolvimento do conhecimento.  

Depois desses motivos, você já deve estar convencido da importância de aprender inglês, certo? Não corra o risco de perder oportunidades profissionais, acadêmicas e culturais! Comece já os seus estudos!  

Curiosidades sobre o Saint Patrick´s Day 

Por Raquel Fernandes  – Docente de Inglês do Senac Santa Rosa 

Agora, vamos desvendar algumas curiosidades sobre o dia, aprender um pouco sobre a história e algumas palavras e expressões em inglês.  

Usamos a palavra “holy” para descrever coisas ou pessoas sagradas, sacras, lembrando que os adjetivos em inglês NÃO mudam de acordo com o gênero da pessoa. A história de St. Patrick (São Patrício) é rodeada de mitos e fantasia, mas a maioria dos historiadores afirmam que ele não era irlandês e nem seu nome era Patrick.  Sua missão teve vários altos e baixos.

O que diferenciou St. Patrick eram seus métodos e sua esperteza ao se infiltrar na sociedade celta da época e incorporar símbolos pagão para doutriná-los. Essa mistura entre cristianismo e símbolos pagãos é vista até hoje na Irlanda, que se caracteriza por ser um dos países mais católicos do mundo graças a seu padroeiro.  Agora que vimos um pouco sobre sua origem, vamos conhecer algumas das expressões e costumes relacionadas a essa data:

Find a shamrock for luck (Encontre um trevo da sorte)

Shamrock
Shamrock, um dos símbolos do Saint Patrick’s Day

Shamrock nada mais é do que nosso conhecido trevo, um dos símbolos mais conhecidos da Irlanda e um dos exemplos da mistura entre sagrado e profano. Reza a lenda que St. Patrick se utilizou desse velho símbolo celta, que era sagrado, por representar o início da primavera, para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos. Vale lembrar que para dar sorte ele precisa ter quatro folhas.  

The Sneak’s tale (O conto da cobra)

O termo “tale” em inglês geralmente refere-se a “contos”, “lendas” sendo os mais comuns os “fairy tale” ou ‘conto de fadas” como conhecemos. Conta a lenda que foi St. Patrick quem libertou a ilha da Irlanda de todas as cobras através do poder de sua fé e de um simples bater de cajado (mais explicações de como nunca foram dadas). Essa lenda acabou convertendo vários daqueles que estavam em dúvidas entre as crenças, uma vez que, na Irlanda, não existem cobras até hoje.  

Ireland is Green. Yes, we know! (A Irlanda é verde. Sim, nós sabemos)

Porém, nem sempre foi assim. Por mais que seja difícil de acreditar, a cor preferida pelos irlandeses, e até adotada pelo próprio St. Patrick até a revolução Irlandesa de 1798, era azul! Foram os rebeldes nacionalistas que adotaram o verde, assim como o trevo, como símbolos nacionais e assim os popularizaram. E, convenhamos, na Irlanda o azul é difícil até no céu pois chove, em média, 230 dias por ano.

The leprechaun and his trickery (O Leprechaum e sua malandragem)

Conhecidos como “lobaircin” em Irish, esses duendes são figuras do folclore celta que consertavam os sapatos das fadas, mas também famosos por suas trapaças e “jogadas” para proteger seu tesouro. É um símbolo pagão que relembra os povos primitivos da Irlanda e suas crenças conservando, assim, sua cultura ancestral. Além de serem lembrados no dia de St. Patrick, os duendes têm seu próprio dia comemorado dia 13 de maio.  

Cheers! (Um brinde)

E nada melhor do que terminar ou começar com cheers, que em português podemos traduzir como prazer, aclamação, animar, torcer ou encorajar. É a palavra que todo Irish que se preza fala ao bater copos antes de tomar de preferência uma Guinness. Então, Cheers! Vamos aproveitar esse dia e comemorar a cultura irlandesa.  

Aprenda a fazer um drink verde para comemorar o Saint Patrick´s Day  

Se você quer aprender mais símbolos e vocabulário relacionado ao Dia de São Patrício e ainda aprender a fazer um drink em casa,  não deixe de assistir a live “St Patrick’s Day Drinks and Celebration”.

A live teve participação de Felipe Biondo, professor do Senac-RS e treinador e avaliador da Ocupação Serviços de Restaurante nas Competições Senac de Educação Profissional, e Chrystian Bagiston Paiva, representante do RS na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional.

Drink: 

Green Apple Refreshing cocktail 

– 20 ml  de xarope de maçã verde    

– 10 ml de suco de limão    6 folhas de hortelã    

– Água com gás para completar   

– Gelo para completar    

– 1 maçã verde para decorar       

Passo a passo    

– Em um copo ou taça colocar o gelo, o suco de limão e o xarope de maçã verde. 

– Misturar bem com uma colher de bar. 

– Depois de bem misturado, acrescentar a água com gás para completar o copo e mexer delicadamente. 

– Para decorar, colocar um ramo de hortelã e fatias de maçã verde dentro do copo. Está pronto para servir!  

Veja também:

Que tal aprender Inglês assistindo séries e filmes?

Organize-se agora para aprender inglês em 2021

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!