Por que as crianças devem aprender informática?

Tempo de leitura: 4 minutos

“As crianças já nascem sabendo utilizar uma tela touchscreen”. Essa é uma frase comum  de ouvirmos já que, de fato, o contato com a tecnologia ocorre cada vez mais cedo. Dados do IBGE apontam que, em 2018, a Internet já era utilizada em 79,1% dos domicílios brasileiros e que 75% dos jovens com mais de 10 anos utilizavam a internet. Mas como a tecnologia pode ser explorada positivamente pelas crianças e adolescentes?  É o que propõe o Curso de Informática para crianças do Senac: incentivar o uso das ferramentas computacionais para potencializar as habilidades. E quem fala sobre isso é a docente do curso do Senac Tramandaí, Daíeli Duarte. Confira abaixo: 

Docente do curso do Senac Tramandaí, Daíeli Duarte

Por que crianças devem aprender informática?

A tecnologia está presente no nosso cotidiano e sua importância foi exaltada durante a pandemia. Esse fato não é tendência. Já é uma realidade consolidada e que permanecerá no futuro, devido à enorme quantidade de vantagens que traz. Na nova sociedade digital, as crianças terão protagonismo pela facilidade de lidar com recursos tecnológicos e o crescente interesse dos jovens pelas áreas que envolvem a computação avançada e robótica.

Geração Digital

As crianças de hoje já nascem envolvidas por inúmeros meios de comunicação e com fácil acesso à internet. Diferente das gerações anteriores, os pequenos não realizaram nenhuma capacitação para o uso dos produtos tecnológicos, sendo seu aprendizado totalmente intuitivo. Considerando a implicação de ser exposto desde muito cedo à tecnologia, é necessário preparar os futuros profissionais para utilizarem os recursos de forma inteligente e segura.

Coletivamente, a comunicação também atua como forma de inclusão e manter uma criança atualizada proporciona a ela ferramentas para ser conectada e integrada. Pessoas que se sentem fazendo parte de algo têm mais habilidades sociais e menos tendência a insegurança e baixa autoestima.

O futuro não vem pronto, a gente faz todo o dia

Sabe-se que o contato com a informática proporciona uma potencialização no ganho de conhecimento, desenvolvimento de habilidades motoras, de vocabulário, escrita e raciocínio lógico.

Em uma época na qual a informação chega rapidamente e também muda na mesma velocidade, é muito importante termos profissionais capazes de receber muitos dados e transformar em aptidões com rapidez e precisão.

O conhecimento em tecnologia deixou de ser uma área específica e passou a ser fundamental para o exercício de qualquer atividade no mercado de trabalho. Para as crianças, isso se torna muito mais fácil se o contato com as tecnologias for o mais cedo possível, permitindo que se exponham a áreas de interesse que podem ser desenvolvidas profissionalmente.

Mercado de Trabalho do Futuro e as Novidades

Os avanços tecnológicos são rápidos e as inovações já surgem mudando como a forma como os processos são realizados. Uma novidade que chegou com muito destaque, principalmente entre os jovens, é a gamificação – a utilização de mecanismos de jogos. Dessa forma, é possível vivenciar situações reais e transformar o aprendizado de conteúdos mais densos, mantendo o engajamento e a motivação.

Outra área em franca expansão e com muito influência no futuro da humanidade, é a Inteligência Artificial (IA). Trata-se da criação de máquinas com softwares que podem aprender e raciocinar, como a mente de uma pessoa. A Inteligência Artificial é capaz de tomar decisões com base em informações armazenadas em bancos de dados, usando padrões obtidos após a análise dos elementos coletados, de forma independente.

Engana-se quem imagina que tudo isso ainda está para acontecer, pois a IA já está presente no nosso dia a dia em diversos recursos, como o buscador do smartphone, a rede social, o e-mail. Seu uso ainda será muito ampliado e vamos precisar de muitos profissionais para trabalhar na área.

A Internet das Coisas, conhecida como IoT, também deve ser lembrada como uma área em desenvolvimento amplo. É um conceito relacionado a conectar objetos físicos cotidianos, tornando-os capazes de se comunicarem com o usuário e entre eles, através de softwares e sensores inteligentes que captam dados.

A ligação de vários elementos em rede, como propõe a Internet das Coisas, traz uma enorme quantidade de possibilidades para melhorar a vida das pessoas. São diversas funcionalidades que já estão transformando o modo como as pessoas consomem. Um bom exemplo é a popularização de novos meios de pagamentos por meio de aplicativos em smartphones ou relógios inteligentes.

Novidades como essas impactam diretamente nas competências que os profissionais do futuro precisarão apresentar para terem sucesso no mercado de trabalho. Por isso, quanto mais cedo as crianças estiverem preparadas para as incertezas do futuro, mais chances terão de alcançar uma situação de conforto e prosperidade.

O Curso de Informática Kids do Senac

No curso de Informática Kids, as crianças darão os primeiros passos na informática e aprenderão sobre algumas ferramentas muito utilizadas, pertencentes ao Pacote Office da Microsoft.

O curso é organizado em cinco módulos, de 12h cada:

  • Windows Kids
  • Word Kids
  • Excel Kids
  • Power Point Kids
  • Internet Kids

E aí, vamos explorar esse universo infinito de possibilidades da Tecnologia da Informação?

Veja também:

Além das redes sociais: como o curso de Informática pode alavancar sua carreira

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!