Pós-graduação: um ponto chave na sua gestão de carreira

Tempo de leitura: 3 minutos

Gerir uma carreira não é algo fácil, apesar do que muitos pensam. Durante a trajetória profissional, oportunidades aparecem convidando as pessoas a aceitarem novos desafios, que podem levá-las para lugares não planejados. Você já pensou no quanto um curso de pós-graduação pode ajudar a direcionar a sua carreira?

Uma pesquisa realizada pelo consultor de carreiras Fredy Machado para seu livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional” apontou que aproximadamente 99,01% das pessoas estão infelizes com seus empregos. Nesse contexto, 36,52% estão infelizes com o trabalho que realizam e, 64,24% gostariam de desempenhar atividades diferentes das que fazem atualmente.

Com esse cenário, a preocupação sobre a gestão de carreira torna-se tema principal na pauta de muitas pessoas e empresas. Pensar sobre essa questão, como preparar-se para crescer e ser mais realizado na posição que ocupa é necessário. Pois, pessoas felizes com o que fazem desempenham suas atividades com mais qualidade e produtividade. 

Como iniciar sua gestão de carreira

Primeiro de tudo, é necessário refletir sobre onde você está e onde você quer chegar. É preciso ter clareza de qual é o seu objetivo. A partir disso, faça uma análise das competências atuais e perceba as competências que lhe faltam,  para desenvolvê-las e aproximar-se do lugar que deseja.

De acordo com a coordenadora do curso superior de Recursos Humanos da Faculdade Senac Porto Alegre, Nereida Vianna, uma boa gestão de carreira deve ter pelo menos cinco passos:

1) ter consciência de suas competências;

2) perceber onde está e para onde quer ir;  

3) esquematizar um plano de desenvolvimento profissional; 

4) desenvolver-se, fazer cursos, adquirir conhecimentos e aperfeiçoar habilidades;

5) ir ao encontro da posição almejada, desafiar-se.

Pós-graduação como um diferencial na sua qualificação

Aperfeiçoar-se é muito importante para a carreira, realizar cursos e desenvolver habilidades é primordial para sair de onde você está e chegar onde deseja. Lembre-se, você é o protagonista da sua trajetória e alcançar os objetivos depende, principalmente, de você. “O profissional precisa sempre se atualizar, estudar e desenvolver novas competências”, pondera a coordenadora Nereida Vianna.

Dentro dessa realidade, um curso de pós-graduação é uma excelente opção. Na Faculdade Senac, são ofertadas diversas opções de cursos de especialização que desenvolvem conhecimentos para que o profissional se torne um especialista na sua área de atuação. De acordo com um estudo realizado pela empresa de Recursos Humanos Korn Ferry, a previsão era que até o final de 2020 houvesse  um déficit de 1,8 milhão de pessoas para vagas mais especializadas.

Os recrutadores buscam por profissionais que tenham no currículo um curso de especialização, justamente por terem o conhecimento necessário e direcionado para realizar suas atividades. “Fazer um curso de pós-graduação é adquirir novos aprendizados, conseguir praticar no dia a dia os ensinamentos absorvidos, conhecer pessoas, revisitar paradigmas e oferecer entregas de maior valor por onde for”, explica a coordenadora dos cursos de RH da Faculdade Senac.

Portanto, uma especialização pode direcionar a sua carreira para onde você deseja. Afinal, a partir do momento em que você se qualifica, você se torna um especialista naquela área. Quando nos capacitamos e podemos exercer atividades com maestria, oportunidades se abrem e, assim, alcançamos novos patamares.

Aproveite as oportunidades

Não deixe para depois o que você pode fazer agora! Se você admira e se inspira em alguém no seu trabalho, aproxime-se, pergunte, aprenda o quanto puder. Busque alguém que possa ser seu mentor, para lhe ajudar nesse processo. Às vezes, temos a chance de nos desenvolver com pessoas da própria equipe ou empresa.

Trabalhe também as soft skills, como cordialidade, paciência, empatia, gentileza, boa comunicação, trabalho em equipe, etc. Observe as competências de quem ocupa uma posição que você almeja. Perceba os seus comportamentos, compare-os e movimente-se ao encontro da mudança. Não se esqueça, grandes conquistas começam com um primeiro passo. 

Uma gestão de carreira precisa de direcionamento, ou seja, planeje com cuidado e execute. Tenha sempre em mente onde você quer chegar e o que precisa desenvolver para alcançar o objetivo. Especialize-se, foque nas habilidades importantes e se desafie. Lembre-se, a jornada poderá ser maravilhosa e, chegar onde você deseja, será apenas consequência.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!