S-P-E-L-L-I-N-G: pratique o inglês se divertindo!

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já ouviu falar do Spelling Bee? Ainda não? Mas, com certeza, já deve ter visto algum filme, programa de TV ou até documentário sobre o tema. O famoso evento, que tem como símbolo uma abelhinha, é um concurso de soletração em inglês.  O campeonato é febre nos países de língua inglesa e já foi temas de diversos filmes em Hollywood. A competição é levada tão a sério, nos Estados Unidos, que a final chega a ser transmitida em rede nacional. É o Super Bowl da ortografia, e uma forma de praticar o inglês se divertindo

Além de ser um excelente método de aprendizado para os nativos, o campeonato também é uma ótima forma de fixação e aperfeiçoamento para aqueles que estão aprendendo o inglês como uma segunda língua. E o Senac Idiomas não poderia ficar fora dessa. A instituição promove, desde 2016, o Spelling Bee Senac. A iniciativa envolve mais de 5 mil alunos das escolas Senac em todo o Estado, tendo seu ápice na grande final estadual. Em 2020, devido à pandemia, o encontro foi cancelado e a edição deste ano acontecerá em formato híbrido, no dia 25 de novembro

Final estadual – Spelling Bee 2019
Final estadual Spelling Bee Senac-RS 2018

A aventura começa com as etapas locais, que são realizadas nas escolas, para escolher os seus respectivos representantes. É uma rotina de muito estudo e treino! Nervosismo, friozinho na barriga e ansiedade fazem parte das seletivas. Mas no final, aquela sensação de alegria, barreiras superadas e muito aprendizado. E tudo isso de forma muito divertida! 

“Estar participando pela quarta vez no Spelling Bee significa muito para mim, pois, desde a primeira oportunidade que tive de participar, pude perceber a incrível mudança em meu vocabulário e minha maneira de aprender o inglês. Não posso dar uma sugestão precisa de como se preparar para competição, mas direi como me preparo. Enquanto estou repassando as palavras eu caminho e tento fazer com que de algum jeito eu encaixe a palavra em minhas frases. Apesar de estar participando pela quarta vez, me sinto como se fosse novo na competição, pois a cada ano vêm novos desafios, novas palavras e metas.”  – Henrique Sampaio Dias, 16 anos, é aluno do Senac Camaquã e participou da competição em 2017,2018,2019 e agora em 2021 está nas semifinais! 

“A experiência de participar do Spelling Bee foi ótima. Foi realmente muito divertido e muito bem organizado. O evento me surpreendeu, pois eu não esperava gostar tanto, mas eu acabei amando e consegui realmente me envolver. E com certeza é uma experiência que eu quero repetir pelo menos mais uma vez.  E, também, é super legal que não ficamos entediados por sequer um segundo. Uma coisa que aconteceu comigo foi que eu estava muito nervosa antes de chegar lá, mas quando começou eu estava realmente aproveitando a atmosfera do evento que era calma e aconchegante. E claro, o sentimento de competitividade e tensão fez com que eu ficasse ainda mais animada de estar ali.”  – Anne Stellano Franco, 14 anos, é aluna do Senac Viamão e ficou em 2º lugar em 2019 na categoria Kids. 

No Senac-RS a edição de 2019 ocorreu em Porto Alegre e o campeão foi o Matheus da Costa, da cidade de Itaqui. Olha só o que a docente que treinou ele, Fiama Braga Mello, nos conta sobre o preparo para a competição! 

Como docente de idiomas, me orgulho muito da trajetória percorrida no último Spelling Bee, em 2019. Desde que conheci a competição tinha vontade de ao menos participar e com a brilhante esteia do Matheus, nossos nomes e escolas foram levados ao pódio. Nossa rotina de estudo para a competição se intensificou quando ele foi escolhido para representar a escola. Estudávamos em torno de 2 horas por dia e o Matheus nunca se indispôs com o tempo de estudos. Ele era iniciante do curso de Inglês e sabia que seus concorrentes eram fortes, mas sempre disse que estava participando para ganhar. Como professora, eu sempre incentivei e dizia todos os dias que ele já era nosso campeão e que em Porto Alegre acreditava nessa vitória também.  Passamos pelas fases eliminatórias da escola até que ele foi competir em Porto Alegre e voltou campeão. Foi muito gratificante ver nosso esforço sendo recompensado. Quando nos vimos novamente após a vitória ele me disse: “nós vencemos, profe. Obrigado pela sua ajuda”. Se hoje eu pudesse dar uma dica para quem está concorrendo, essa dica seria: não deixe de acreditar em você. O Matheus sempre acreditou e foi isso que levou ele ao 1º lugar em 2019.”

E aí, ficou curioso e quer saber mais sobre o Spelling Bee? Já se empolgou e deu vontade de participar? Que tal começar a treinar? Mas, antes, confira umas curiosidades! 

Você sabe qual é a origem do concurso?  

O Spelling Bee tem sua origem nos Estados Unidos, sua primeira edição foi em 1925 e, desde então, ocorre anualmente. O primeiro vencedor foi Frank Neuhauser, de apenas 11 anos. As únicas vezes em que o concurso não aconteceu foi durante a segunda guerra mundial e no ano passado, devido à pandemia.  

Atualmente, o evento é realizado em diversos países como Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Indonésia. Com o passar dos anos, a competição ganhou popularidade e passou a ser realizada por instituições de ensino do mundo todo.  

Como foi a edição deste no nos EUA? 

A edição de 2021 aconteceu em julho, na Flórida, sem a presença de público. Estiveram presentes no local apenas apresentadores, produção, competidores e seus familiares. O concurso foi televisionado pelo canal ESPN e mais de 230 mil espectadores assistiram a final ao vivo. A grande vencedora foi Zaila Avant-garde de 14 anos. Ela foi a primeira competidora negra a vencer o concurso nos Estados Unidos, e a palavra que lhe concedeu o título foi “Murraya”, um tipo de árvore tropical.  

Existe uma lista de palavras que para servir de guia para os estudos? 

Uma lista com 800 páginas e mais de 24 mil palavras. Esse é a lista de palavras utilizada, desde 1950.  

Quais as 25 palavras vencedoras mais difíceis já soletradas? 

Fonte: https://www.simplemost.com/hardest-spelling-words-national-spelling-bee/

  1. 1926 – Cerise (cereja) 
  2. 1928 – Albumen (clara de ovo) 
  3. 1931 – Foulard (lenço) 
  4. 1946 – Semaphore (semáfora – sistema de sinalização por bandeiras) 
  5. 1951- Insouciant (despreocupado) 
  6. 1953 – Soubrette (é um termo francês, derivado do provençal soubreto, cujo significado original é “afetado”. Em francês, no contexto do teatro, refere-se a uma personagem modelo, da jovem criada ou camareira, em peças cômicas). 
  7. 1957 – Schappe (palavra com origem em um dialeto alemão que significa um fio ou tecido de seda fiada) 
  8. 1960 – Eudaemonic (Eudaimônico – felicidade ou bem-estar) 
  9. 1961- Smaragdine (relacionado a qualquer tom de verde, como esmeralda) 
  10. 1962 – Esquamulose (não coberto) 
  11. 1985 – Milieu (o ambiente físico ou social em que algo ocorre ou se desenvolve) 
  12. 1987- Staphylococci (Estafilococos) 
  13. 1994 – Antediluvian (Antediluviano – em inglês, se refere a algo muito antigo)) 
  14. 1995 – Xanthosis (Xantose) 
  15. 1997 – Euonym (palavra de origem grega, que significa um nome adequado para pessoas, lugares ou coisas)
  16. 1998 – Chiaroscurist (O chiaroscuro é uma das estratégias inovadoras da pintura renascentista do século XV, junto ao sfumato, cangiante e unione. O chiaroscuro se define pelo contraste entre luz e sombra na representação de um objeto) 
  17. 2001 – Succedaneum (substituto) 
  18. 2004 – Autochthonous (Autóctone) 
  19. 2005 – Appoggiatura (Appoggiatura ou apogiatura, é uma nota característica de um intervalo melódico, escrita um grau acima ou abaixo da nota que a sucede) 
  20. 2006 – Ursprache (protolíngua – é uma língua que foi o ancestral comum de diversas outras línguas que formam uma família de línguas. O termo alemão Ursprache é ocasionalmente usado) 
  21. 2009 – Laodicean (indiferente na religião ou na política) 
  22. 2011 – Cymotrichous (cimótrico) 
  23. 2014 – Feuilleton (folhetim) 
  24. 2015 – Scherenschnitte (cortes em tesoura em alemão, é a arte do design de corte de papel) 
  25. 2016 – Gesellschaft (sociedade) 

Confira algumas dicas de filmes sobre o tema e sinta a atmosfera do Spelling Bee nos EUA. 

1. Bad Words (Palavrões) – 2013

SINOPSE: Guy Trilby (Jason Bateman) é um adulto frustrado, que nunca venceu os concursos para soletrar palavras quando era pequeno. No entanto, já adulto, ele descobre uma brecha no regulamento permitindo que ele concorra contra as crianças de 10 anos de idade. Agora, contra a vontade de todos os participantes, Guy terá uma segunda oportunidade de levar o troféu.

 

2. Bee Season (Palavras de Amor) – 2005

SINOPSE: Eliza (Flora Cross) é uma jovem que tem grande facilidade em soletrar. Ela é a filha caçula de Saul (Richard Gere) e Miriam (Juliette Binoche), e se prepara para participar do Campeonato Nacional de Soletrar a ser realizado em Washington. Entretanto, à medida que Eliza melhora sua capacidade de soletrar, a comunicação entre seus pais e seu irmão (Max Minghella) piora, cabendo a ela reunir os fragmentos de sua família.

3. Akeelah and the Bee (Prova de Fogo)- 2006

SINOPSE: Professor muda a vida de uma menina de 11 anos quando começa a treiná-la para o desconhecido caminho dos concursos de soletração. Com sua ajuda, Akeelah vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão à sua volta com sua coragem e determinação. 

Fonte: https://www.simplemost.com/hardest-spelling-words-national-spelling-bee/

Veja também:

Songs in English: aprenda inglês com música

Parece, mas não é: veja palavras em inglês parecidas com termos em português

Como aprender um pouco de inglês todos os dias?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!