Prepare-se para as vagas temporárias

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar da taxa de desemprego no Brasil de 13,8% e da crise ocasionada pela Covid-19, o final do ano sempre traz a oportunidade de vagas temporárias. A Pesquisa de Empregos Temporários 2020, realizada pela Fecomércio-RS, apontou que 35,2% das empresas do varejo devem contratar temporários para o fim de ano. Dentre as empresas que irão empregar mão de obra no período, 42,9% delas declararam que há chance de efetivação ao final do contrato. 

Ou seja, uma vaga temporária pode torna-se um emprego efeito, por isso é tão importante ver os processos seletivos de final de ano como uma oportunidade. Alguns pontos são muito importantes na hora da seleção, seja para uma entrevista presencial ou na modalidade on-line e, por isso, a docente da área de Gestão e Comércio do Senac Santa Cruz do Sul, Márcia Marinez Wenzel, dá algumas dicas práticas para se dar bem na entrevista de emprego e conquistar a tão sonhada vaga. Confira abaixo:  

1 – Tenha uma boa apresentação e postura profissional: isso não significa vestir-se de terno e gravata ou com roupas extremamente sociais, mas sim ter uma apresentação conforme o perfil da empresa.   

2 – Não faça uso de gírias e bajulações: os recrutadores observam a linguagem utilizada pelos candidatos o tempo todo. Elogios exagerados à empresa e fora de contexto também não são vistos com bons olhos.  

3 – Seja sincero, educado e coerente nas suas respostas: aqui a grande dica é agir com naturalidade. Mas cuidado – agir com naturalidade não é o mesmo que tentar ser íntimo do recrutador. Conte o seu histórico profissional com honestidade.   

entrevista de emprego vagas temporárias

4 – Demonstre claramente por que você quer e merece a vaga: o foco dos candidatos é outro ponto observado pelos recrutadores. Por meio da entrevista, buscam captar o real interesse na vaga e o quanto o candidato está disposto e preparado para os desafios do emprego.  

5 – Deixe evidências de que você estudou sobre a empresa, demonstrando ao entrevistador que você tem interesse pela vaga: buscar informações sobre a empresa demonstra que o processo seletivo é realmente importante para você. 

Não esqueça 

É preciso ter em mente que empresas primam pela sua cultura organizacional, levando em consideração sua missão, visão e valores. Neste sentido, você deve evidenciar se tem aderência à cultura da empresa, por meio das suas atitudes e valores, ou ainda, pela sua postura profissional. 

A docente Márcia Wenzel ainda traz uma dica: “Para o atual contexto, em que muitos processos ocorrem de forma on-line, deixo uma ótima sugestão de filme, para que possam acompanhar a história de um profissional que não conseguia lidar muito bem com a tecnologia, superou suas dificuldades no processo de seletivo e conseguiu sua vaga. No filme “O Estagiário”, o candidato é desafiado e grava um vídeo com sua apresentação pessoal e profissional. Essa situação é perfeitamente fácil para os que dominam as tecnologias e que conseguem ficar tranquilos em frente a câmera. Contudo, sabe-se que para muitos é um momento de apreensão e superação! Então, prepare-se para encarar esse desafio e busque sua nova oportunidade com preparo e determinação! ”  

Veja também:

Dez características que o profissional do futuro precisa desenvolver

Dicas para se dar bem na entrevista de emprego

Marketing pessoal: como você se “vende”?

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!