Dez razões para fazer o Curso Técnico em Informática

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Luis Soledade – Docente de Informática no Senac Tramandaí

Quando o assunto é a área de Tecnologia, parece que um discurso já faz parte do entendimento de muita gente: a área de Tecnologia da Informação demanda profissionais e, enquanto há milhões de brasileiros desempregados, as empresas não conseguem preencher as vagas nessa área. A afirmação não é apenas uma percepção, mas sim uma realidade. Conforme estudo da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2024, a demanda por profissionais de tecnologia será de 70 mil por ano. Enquanto isso, o número de formados é bem abaixo do necessário, chegando a 46 mil por ano. Ou seja, essa diferença entre o número de profissionais demandados e formados chama a atenção e aponta para uma necessidade urgente de formação de pessoas qualificadas em um curto prazo. Um dos cursos que pode ser porta de entrada para este mercado é o Curso Técnico em Informática

Mudanças de cenário aumentam demanda do setor

Particularmente, no que se refere à Tecnologia da Informação, desde o surgimento dos primeiros computadores, passando pelo desenvolvimento das redes, indo até as modernas interações pelas redes sociais, nossa forma de nos relacionarmos ganhou novas cores e matizes, fazendo deste momento um marco histórico. 

Nesse meio surgem novas e vibrantes oportunidades que, se bem aproveitadas, mudam vidas. Áreas como educação, medicina, comércio, cultura, lazer, entre tantas outras, foram positivamente impactadas pela Tecnologia da Informação. Agora nossas aulas são híbridas, somando em tempo real o presencial físico em sala de aula com o presencial remoto pela internet. 

As consultas médicas são possíveis através da telemedicina, permitindo o atendimento a distância de qualidade. As compras on-line se tornaram corriqueiras, movimentando um mercado crescente de empresas, prestadores de serviços e consumidores. Os espetáculos ganharam novo brilho por meio das “lives”, onde artistas se apresentam para públicos acomodados no conforto dos seus lares.

Por isso os cursos de formação profissional, como o Técnico em Informática do Senac, atualizam-se constantemente para garantir a formação de um profissional moderno e colaborativo, atento às novas tecnologias, e em condições de promover intervenções qualificadas no mercado e na sociedade em geral. Pensando nisso, separamos dez razões para cursar o Curso Técnico em Informática do Senac:

Luis Soledade, docente do Senac Tramandaí, é quem dá as dicas.

(1) Formação em nível técnico, atribuindo diferencial para ingresso no mercado de trabalho. Lembrando que os cursos técnicos do Senac são reconhecidos pelo MEC, e o aluno recebe a certificação de profissional técnico ao final do curso. 

(2) Duração de quatro semestres, garantindo sólida formação teórica e prática, em laboratórios modernos e confortáveis.

(3) Módulos de hardware, redes e programação, construindo conhecimentos nas principais áreas tecnológicas.

(4) Certificação profissional por módulos, permitindo a atuação no mercado de trabalho já durante o curso.

(5) Diploma com reconhecimento nacional, abrindo possibilidade de atuação em todo o território brasileiro ou fora dele.

(6) Foco na prática de mercado, mantendo sempre a atenção às novidades tecnológicas e às necessidades dos futuros clientes.

(7) Montagem de computadores, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, oportunizando a montagem customizada de computadores, correção de defeitos e prevenção deles;

(8 ) Instalação e configuração de sistemas operacionais e aplicativos, tanto em

arquitetura desktop quanto server, pelos sistemas Windows e Linux, em máquinas reais e

virtuais.

(9) Planejamento, instalação e configuração de redes cabeadas e wi-fi, permitindo oferecer soluções de redes modernas e qualificadas.

(10) Desenvolvimento de aplicativos desktop, web e mobile, estudando as linguagens de programação e bancos de dados mais atuais.

Onde fazer o Curso Técnico em Informática?

O curso é oferecido na modalidade presencial em várias cidades do Rio Grande do Sul. Clique aqui e conheça as escolas que ofertam o curso. O Senac também oferta cursos na área da Tecnologia na modalidade a distância. Clique aqui e veja quais. 

Mercado de trabalho

O curso entrega ao profissional as ferramentas necessárias para buscar as melhores vagas. Lembrando que o profissional Técnico em Informática pode atuar como empregado, autônomo ou empreendedor, junto a empresas do atacado e varejo, escritórios e consultórios, órgãos públicos e escolas, montando e reparando computadores, instalando e configurando sistemas e programas, organizando redes cabeadas e wi-fi, desenvolvendo programas, aplicativos e páginas para internet, entre muitas outras funções. 

Conheça as unidades curriculares do Técnico em Informática:

UC 1: Planejar e executar a montagem de computadores

UC 2:Planejar e executar a instalação de hardware e software para computadores

UC 3:Planejar e executar a manutenção de computadores

UC 4: Projeto Integrador Assistente de Suporte e Manutenção de Computadores

UC 5:Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores

UC 6:Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores

UC 7:Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais -servidores

UC 8: Projeto Integrador Assistente de Operação de Redes de Computadores

UC 9: Desenvolver algoritmos

UC 10: Desenvolver banco de dados

UC 11: Executar teste e implantação de aplicativos computacionais

UC 12: Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para desktop

UC 13: Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para internet

UC 14: Manipular e otimizar imagens vetoriais, bitmaps gráficos e elementos visuais de navegação para web

UC 15: Desenvolver e organizar elementos estruturais de sites

Carga horária total do curso: 1200 horas

Veja também:

Por que as crianças devem aprender informática?

Além das redes sociais: como o curso de Informática pode alavancar sua carreira

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!