Dia da Mulher: saiba o que o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac faz pela igualdade de gênero

Tempo de leitura: 3 minutos

No Dia Internacional da Mulher, um assunto sensível toma conta de muitas das discussões: as mulheres são a maioria, no Brasil e no mundo, porém ainda são a minoria em cargos de gestão e de liderança nas empresas. Somado a esse fator está um outro dado: ainda que ocupem a mesma posição que os homens, as mulheres recebem menos pela mesma função desempenhada. O estudo “ Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” divulgado pelo IBGE retrata um pouco essa realidade. Segundo a pesquisa, 

As mulheres receberam 77,7% do salário dos homens em 2019. A diferença é ainda mais elevada em cargos de maior rendimento, como diretores e gerentes. Nesse grupo, as mulheres ganharam apenas 61,9% do rendimento dos homens.

Em 2019, as mulheres dedicaram quase o dobro do tempo dos homens aos cuidados de pessoas e afazeres domésticos. Elas realizaram 21,4 horas semanais dessas atividades contra 11 horas dos homens.

O que o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac faz para mudar essa realidade

Atualmente, o Sesc/RS totaliza um percentual de 67% de colaboradoras no Estado; já o Senac-RS soma 65% de mulheres em seu quadro funcional. Além disso, as mulheres são a maioria nos cargos de liderança. No Senac-RS, elas ocupam 61% dos cargos de gestão. 

Devido a suas práticas de  gestão e iniciativas pelo empoderamento da mulher no ambiente de trabalho, o Sesc/RS e o Senac-RS estão entre as Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar no Brasil, conforme pesquisa realizada pelo Great Place to Work (GPTW). A premiação mais recente ocorreu em junho de 2020, sendo que foram destacadas 70 organizações que, além de serem excelentes lugares para trabalhar, também se destacam quando o tema é a mulher. As organizações também são signatárias dos WEPs da ONU Mulheres (Princípios do Empoderamento Feminino). Ao assinar os WEPs, a empresa assume publicamente o compromisso com a agenda de empoderamento das mulheres e passa a fazer parte de uma rede global das Nações Unidas.

A inclusão das mulheres vai muito além de oportunizar mais cargos e maiores salários. E por meio do programa de diversidade do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, o Para Todos, é que são debatidas as questões de inclusão da mulher no mercado de trabalho, questões de equidade de gênero e luta por respeito. O Programa tem um pilar dedicado às mulheres, o “Para Elas”, formado por mulheres que trabalham no Sistema e que organizam ações em prol de um mercado de trabalho com mais oportunidades para as mulheres, atuando também na busca por uma sociedade mais igualitária. 

Representatividade feminina, carreira e autocuidado serão temas de bate-papo virtual no Dia Internacional da Mulher

Os desafios das mulheres que se tornam cada dia mais multitarefas e as reflexões sobre suas particularidades e pluralidades foram alguns dos tópicos abordados na live “Mulheres que movem o mundo: representatividade, carreira e autocuidado”, realizada hoje (8/3) (clique aqui para assistir à live).

Participaram da live cinco mulheres com trajetórias no Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac: Elizabeth de Carvalho, gerente de Recursos Humanos do Sistema, Fernanda Romagnoli, coordenadora de Eventos do Sistema; Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS; Karen Moreira, coordenadora de Educação Infantil, e Roberta Pereira, gerente do Sesc Santa Cruz do Sul e mediadora do debate.

“As mulheres são culturalmente discriminadas e têm menos acesso a oportunidades no mundo do trabalho que os homens. Quando vemos que temos uma maioria feminina no Sesc/RS e no Senac-RS, que elas têm as mesmas chances de crescimento e de ocupar posições de liderança e de fazer diferença na sociedade, na família e no futuro de outras mulheres, mudando um comportamento social, sentimos que estamos fazendo nossa missão de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes e de mudar vidas”, destaca Elizabeth de Carvalho, gerente de Recursos Humanos do Sistema.

Veja também:

Por que precisamos falar sobre diversidade nas empresas

Quer receber mais informações do blog? Deixe seu contato!

Autorizo o Senac a me contatar e realizar o envio de informações.

Conheça a Política de Privacidade do Senac-RS.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!