Você sabia que o Senac treina atletas em educação profissional? Saiba tudo sobre as Competições Senac

Tempo de leitura: 6 minutos

Você se matricula em um curso do Senac com o objetivo de se qualificar, ter uma profissão ou se aperfeiçoar e, no meio do percurso, descobre que aquela formação pode te levar a um patamar inimaginável profissionalmente e, literalmente, a outros lugares no mundo. É o que aconteceu com os diversos alunos do Senac-RS que se tornaram competidores e representaram o Estado nas Competições Senac de Educação Profissional, para, então, tornarem-se representantes do Brasil na WorldSkills –  maior competição de educação profissional do mundo. Aliás, neste mês de outubro, acontece a etapa nacional das Competições no Espírito Santo, e o Rio Grande do Sul compete em 6 ocupações profissionais. Mas como funcionam as Competições? Quem pode participar? É o que esclarecemos neste post. 

Ocupações profissionais contempladas

O Departamento Nacional do Senac organiza as competições entre os estados do Brasil em 7 ocupações distintas, sendo elas:

Cabeleireiro

Cozinha

Cuidados de Saúde e Apoio Social

Estética e Bem-estar

Florista

Recepção de Hotel

Serviço de Restaurante

Todos os estados que disponibilizam cursos relacionados às ocupações podem participar das Competições que tem, entre seus diversos objetivos, selecionar o aluno que representará o Brasil na WorldSkills – competição que acontece entre alunos do mundo todo, a cada dois anos. 

Você pode estranhar o termo ocupação ao invés de “profissão”. Mas as ocupações profissionais estão relacionadas à área de atuação e designam o que o aluno faz, as atividades do dia a dia, e cada uma delas pode reunir alunos de diferentes cursos. Na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, por exemplo, podem participar alunos dos cursos Técnico de Enfermagem e de Cuidador de Idoso. Estética e Bem-estar reúne competidores de cursos como Maquiador e Técnico em Estética, entre outros. Já em Cozinha, tanto os alunos dos cursos de Cozinheiro como de Confeiteiro podem se inscrever. Em Cabeleireiro estão aptos tanto alunos de Cabeleireiro quanto de Barbeiro. 

Mas o que é a WorldSKills?

Nada mais nada menos do que a maior competição de educação profissional do mundo! A WorldSkills Competition aconteceu pela primeira vez em 1950, na Espanha, com o objetivo de incentivar a educação profissional entre os jovens, em uma Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial com escassa mão de obra. O evento ganhou projeção internacional ao longo da história e hoje reúne mais de mil alunos do mundo todo, em cerca de 60 ocupações profissionais.

A WorldSkills Competition agora é realizada a cada dois anos, em um país diferente. Entre seus objetivos estão promover o intercâmbio entre jovens profissionais de vários lugares do mundo; realizar a troca de habilidades, experiências e inovações tecnológicas e incentivar a educação profissional no mundo todo. 

Etapa por etapa, até o mundial

Para chegar até o mundial da educação profissional, os alunos precisam passar por uma série de desafios. As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills. Apenas o primeiro colocado na nacional representa o Brasil em cada modalidade. 

Como o principal objetivo da WorldSkills é incentivar a educação profissional entre os jovens, os competidores devem ter no mínimo 16 anos e idade máxima de 22 anos, no ano do torneio mundial. 

O Brasil é 3° melhor do mundo em educação profissional

As ocupações presentes nas Competições Senac estão entre as mais de 60 que fazem parte da WorldSkills Competition. O Senac participa nestas 6 ocupações já citadas na disputa internacional devido à relação delas com o Comércio, enquanto que o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. Na última edição do evento, realizada na Rússia em 2019, a delegação brasileira de 63 jovens conquistou o terceiro lugar no ranking geral de pontos da WorldSkills. Em 2017, no evento realizado em Abu Dhabi, nosso País conquistou o 2° lugar.

E os alunos do Senac-RS?

O Senac realizou as disputas entre alunos pela primeira vez em 2008 e, desde então, os alunos do Rio Grande do Sul estão entre os destaques. O cozinheiro Ricardo Dornelles ficou em 3° lugar no mundial de 2015, superando mais de 40 países (clique aqui para ver a história do Ricardo).

Ricardo Dornelles – Medalha de Bronze WorldSkills 2015

Nosso estado também conquistou três medalhas de ouro na etapa nacional de 2016 (Cabeleireiro, Cozinha e Cuidados de Saúde) e levou os três alunos para o mundial de Abu Dhabi em 2017, onde obteve medalha de excelência pelo alto desempenho nas provas. 

Gérson Nunes (Cozinha), Júlia Goulart (Cuidados de Saúde) e Vitória Guimaraes (Cabeleireiro), alunos do Senac-RS na WorkdSkills Abu Dhabi 2017.

Como são as provas das Competições?

Os alunos precisam executar provas específicas, nas quais simulam situações reais das suas profissões. As Competições são divididas em diversos módulos realizados em 4 dias. Na Cozinha, por exemplo, a cada dia o aluno é desafiado a preparar um prato diferente dentro de um período de tempo, geralmente de 4 horas.

Uma das provas realizadas na etapa nacional 2021 foi a preparação de uma entrada quente com feijão e arroz. Apesar de parecerem ingredientes simples, os competidores tiveram que utilizar a criatividade para mostrarem seus diferenciais. O competidor do RS, Thiago Bertuol, surpreendeu e apresentou um  salteado de arroz e feijão com gelatina de vinagrete de laranja, purê de feijão refrito, arroz socarrat envolto em couve, massa e arroz cozida no vapor com recheio de purê de feijão, crocante frito de arroz, azeite de salsa e molho de beldroega, couve e laranja.

Em Estética e Bem-estar, as Competições de 2021 incluíram a realização de tratamento facial, maquiagem para o dia, alongamento de cílios, unhas decoradas, tratamento estético corporal, remoção de pelos e design de sobrancelhas, entre outras. 

Vale destacar que os competidores têm tempos estipulados para cada teste, sendo que seus resultados são avaliados por um grupo de especialistas. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo. 

Como participar?

Se você é aluno (a) do Senac relacionado a uma dessas ocupações, fique ligado pois as inscrições para a etapa escolar abrirão em 2022. Lembrando que  o competidor precisa ter idade máxima de 22 anos, no ano do torneio mundial, que acontece cerca de 2 anos após a seletiva escolar. 

Conheça os representantes gaúchos na etapa nacional das Competições | 2021

Você sabia que atualmente está rolando a disputa nacional das Competições Senac, até o dia 31 de outubro? Clique aqui e saiba mais.

Quer ver ao vivo a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional? Acompanhe ao vivo aqui.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!