Tecnólogos Senac: o que você precisa saber sobre os cursos superiores de tecnologia

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem opta por entrar em um ensino superior, muitas vezes depara-se com a seguinte dúvida: os cursos tecnólogos do Senac são cursos de graduação? Depois de concluir o tecnólogo, posso fazer concurso para nível superior ou seguir para a pós-graduação ou mestrado?

Sim, existem diferenças entre os cursos superiores de Tecnologia (tecnólogos) e os cursos de bacharelado e de licenciatura. Mas entre eles existem questões em comum tais como: são cursos de nível superior, logo conferem diploma de grau superior, além de ambos poderem ser ofertados nos formatos presencial e a distância (EAD). 

A gestora acadêmica da Faculdade Senac Porto Alegre, Maria da Graça Monteiro Sanchez explica que, no Brasil, os cursos de nível superior estão divididos em três possibilidades:

Licenciaturas  

_Preparam para o magistério na área do curso
_Duração média de 3 a 4 anos
_Confere o título de LICENCIADO

Bacharelados  

_Formação generalista, normalmente em carreiras mais tradicionais
_Duração média de 4 a 5 anos
_Confere o título de BACHAREL

Cursos Superiores de Tecnologia (CST) | Tecnólogos

_Formação específica em uma área
_Duração média de 2 a 3 anos
_Confere o título de TECNÓLOGO
_Possibilita a inserção mais rápida no mercado de trabalho
_Possibilitam saídas intermediárias, através das Certificações Intermediárias

Atenção!

Muita gente não sabe, mas assim como todas essas possibilidades, os CSTs  habilitam os alunos Graduados (formados em curso de nível superior) a dar continuidade aos seus estudos realizando cursos de Pós-Graduação, seja: 

Especialização e MBA – cursos lato sensu 

Mestrado e Doutorado – cursos stricto sensu 

Entenda como surgiram os Tecnólogos

Os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) surgiram no final da década de 1960, na cidade de São Paulo, mas somente no início de 2000 é que foram amplamente disseminados no Brasil. E foi em 2006 que o MEC lançou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, representando um guia de informações sobre o perfil de competências do tecnólogo. Esse catálogo já foi atualizado duas vezes: em 2010 e, mais recentemente, em 2016. 

“Nele encontramos informações como a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso. O Catálogo é uma referência para alunos, docentes, instituições de ensino superior e público em geral. Serve, também, de base para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e para os processos de regulação e supervisão do MEC”, explica Graça.  

Muito importante

O Catálogo orienta a oferta dos cursos superiores de tecnologia, inspirado nas diretrizes curriculares nacionais e alinhados com os desafios e necessidades do setor produtivo e as expectativas da sociedade. Embora o nome possa remeter à área da tecnologia, os cursos não se limitam a uma área apenas. Basta olhar o Catálogo do MEC para confirmar que os tecnólogos abrangem diferentes áreas do conhecimento.  

E os cursos de tecnólogos ofertados pelo Senac? 

Em 2004, o Senac-RS credenciou, junto ao Ministério da Educação – MEC, suas Faculdades,  ofertando Cursos Superiores de Tecnologia (CST) e o Bacharelado em Administração. Atualmente o Senac tem duas Faculdades que ofertam cursos de tecnólogos: a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas com tecnólogos nas áreas de TI e de Negócios e a Faculdade Senac Porto Alegre, com 13 tecnólogos nas áreas de Negócios, TI, Design, Turismo e Hotelaria. 

A gestora acadêmica da Faculdade Senac Porto Alegre explica que cada Instituição de Ensino Superior, segundo as diretrizes do MEC, tem autonomia para ofertar a matriz curricular que melhor atenda a formação do perfil profissional desejado, com uma proposta pedagógica alinhada aos seus valores. 

”As Faculdades Senac acreditam que a educação profissional, disponibilizada por meio de seus Tecnólogos, oportuniza o desenvolvimento das competências necessárias para os desafios da profissão e de uma sociedade em constante mudança”, disse. 

Para isso, o Senac trabalha com práticas diferenciadas e que enriquecem a formação de seus alunos. Dentre essas práticas, Maria da Graça destaca: 

– Certificações Intermediárias: após a realização dos módulos os alunos têm direito às Certificações Intermediárias. Com isso aumentam as possibilidades de inserção e de promoção no mercado do trabalho 

– Núcleos de Prática: espaços de prática profissional em empresas reais e com orientação e mentoria docente 

– Unidades Curriculares Eletivas: oportunizam aos alunos a possibilidade de escolher o que aprender e quando aprender, dependendo das suas necessidades e expectativas de carreira. 

– Metodologias Ativas: foco pedagógico no aprender fazendo, utilizando metodologias que estimulam o aprendizado, desafiando e encorajando os alunos na busca das soluções e do conhecimento. 

Todas essas práticas reforçam o caráter prático e focado na atuação profissional que tem os CSTs. E vale muito destacar: todos os cursos tecnólogos da Faculdade Senac Porto Alegre são reconhecidos pelo MEC com notas de excelência, 4 e 5 (escala de 1 a 5), colocando cada um dos cursos na lista dos melhores do RS e do País! A Faculdade está credenciada com nota máxima pelo MEC, ficando entre as melhores IES do Brasil! É orgulho que fala, né? 

Os mais procurados

Mas como está o mercado de trabalho para quem decide cursar um tecnólogo?  Segundo o Censo da Educação Superior 2019, os cursos de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (16%) e os das áreas de Negócios, Administração e Direito (55,8%) são os mais procurados por quem deseja cursar um tecnólogo

E dos 10 maiores cursos superiores de tecnologia, em número de matrícula na Rede Privada, seis estão no portfólio da Faculdade Senac Porto Alegre. São eles: Gestão de Pessoas, Logística, Gestão de Negócios, Marketing, Gestão Comercial e Gestão Financeira. 

Para finalizar, que tal um “mitos e verdades” para resumir? Veja: 

Veja também:

Vamos planejar a carreira para 2021?

Networking: confira 10 dicas para potencializar a sua carreira

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *