Tendências de unhas: conheça as principais e veja dicas de como mantê-las lindas

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma nova estação sempre traz novas tendências. E as unhas não deixam mentir – com a proximidade do verão, novas cores e técnicas surgem e passam a fazer sucesso nos salões de beleza. E você, já sabe quais serão as cores de unhas da estação? Os formatos mais utilizados? A docente do curso de Técnicas de Manicure do Senac Tramandaí Raquel Bueno explica o que está fazendo sucesso nesta primavera e apresenta as principais tendências de unhas para o verão. Além disso, ela dá várias dicas de como cuidar melhor das unhas e mantê-las lindas e saudáveis. 

Cores para todos os estilos 

Com a chegada da primavera, chega também a vontade de usar cores mais alegres nas unhas, iniciando, assim, o aquecimento para o verão. As cores vibrantes estão com tudo neste momento – do tipo amarelo, laranja, pink, cores contrastantes.

Esmaltes coloridos em tons pastéis, tipo candy colors, também estão fazendo sucesso e o melhor – você pode pintar as unhas de forma variada, intercalando as cores.

Esmaltes coloridos seguem sendo sucesso

Também seguem em alta as decorações marmorizadas, degradês, além de, é claro, das francesinhas estilizadas.  

Unhas marmorizadas
Unhas com efeito dregradê
Francesinha estilizada

Formatos das unhas: existe um mais indicado?

Five popular fingernail shapes on one hand

O formato das unhas é muito particular de cada um. Mas, segundo a docente, estão em alta os formatos almond (amendoada) e o clássico quadrado. O formato Almond refere-se a uma unha um pouco mais comprida arredondada na ponta e um pouco mais estreita nas laterais. Esse formato é mais comum nos casos de aplicação de alongamento de unhas. 

Unhas curtas e unhas longas: qual o melhor formato para cada uma delas?

Na verdade, não existe um formato ideal para cada tamanho de unha. Existem clientes que, mesmo com unhas curtas, preferem o formato quadrado, por exemplo. A única questão é que nem sempre a manicure conseguirá fazer a unha com o formato que você deseja, dependendo do tamanho da unha, alerta a docente. “Somente no momento do atendimento conseguiremos mostrar para a cliente com qual o formato efetivamente irá ficar em suas unhas, pois nem sempre a lâmina ungueal (base da unha) é compatível com o formato desejado”, explica Raquel. 

Técnicas de alongamento

Existem várias técnicas para alongamento de unhas tais como: gel na tip’s, gel moldado, fibra de vidro, acrílico, polygel, entre outras. Cada unha exigirá uma técnica diferente, muitas vezes tendo que utilizar até duas técnicas na mesma unha.

“Um exemplo é quando a cliente tem uma unha muito roída. Nestes casos, é necessário utilizar a técnica do gel moldado para criar uma base maior para a unha e, posteriormente, fazer a aplicação da segunda técnica, como a fibra de vidro que dará mais sustentação para a unha. Lembrando que para uma unha com a lâmina ungueal muito pequena não conseguimos fazer uma extensão muito longa, pois não existe sustentação para tal”, detalha a docente. 

Cuidado com esses erros comuns!

A docente do curso de Técnicas de Manicure do Senac Tramandaí Raquel Bueno também detalha alguns erros comuns que cometemos nos cuidados com as unhas. Veja abaixo:

– Utilizar as nossas unhas como ferramenta, ou seja, para abrir uma latinha de refrigerante, por exemplo. 

– Outro erro muito comum é apertar botões direto com a ponta do dedo, fazendo assim uma pressão na unha e fragilizando-a. 

– A prática de levar a mão na boca e roer tanto as unhas quando as laterais dos dedos também deve ser evitada. 

 – E para deixar as unhas mais resistentes, fica a dica: utilize produtos de ótima qualidade, como bases fortalecedoras, por exemplo, além de fazê-las regularmente. O ideal é fazer as unhas das mãos toda a semana e as dos pés, a cada 15 dias. Assim, conseguimos manter uma unha linda e saudável por muito mais tempo. 

Mas como cuidar das unhas? Quem dá as dicas é a coordenadora da área da Beleza do Senac Erechim, Camila Rosset. Veja abaixo: 

– O princípio de tudo é alimentação de qualidade e ingestão de água. Lembre-se que os cuidados começam com hábitos saudáveis;

–  Hidratar as cutículas;

– Procure manter as unhas sempre lixadas, pois isso evita micro fissuras que podem “lascar os cantinhos”;

– Evite arrancar o esmalte; 

– Utilize, preferencialmente, removedores livres de acetona;

– Aposte em bases fortalecedoras;

– Tenha seu próprio kit de materiais ou fique atento à esterilização dos instrumentais utilizados pela manicure;

– E ,por fim, escolha o esmalte de sua preferência e arrase! 

A docente também aposta na diversidade de estilos para a próxima estação: “A nova estação vem cheia de novidades, bem colorida e com forte tendência ao retorno das unhas decoradas ao estilo Kardashian. Unhas arco íris, tons pastéis, gradientes, neon, metalizados,  verde menta, laranja escuro, amarelo, turquesa, branco perolado e os clássicos tons de vermelho. Tem para todos os gostos”, conclui. 

Senac-RS inscreve para diversos cursos na área da Beleza!

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo de acordo com o Ranking Mundial de Consumo da Euromonitor. Com muitas oportunidades, a área exige profissionais qualificados, com domínio das melhores técnicas e por dentro das tendências. Quer ser esse profissional?

Então clique aqui e saiba mais!

Veja também:

Os segredos para ser uma manicure de sucesso

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *